Reunindo servidores, familiares e amigos em um gesto coletivo de empatia e cidadania o Ministério Público de Rondônia (MPRO) promoveu, na quinta-feira (25/6), a primeira edição do ano da campanha de doação de sangue. A ação, ocorrida em alusão ao Junho Vermelho, aconteceu no auditório do edifício-sede, em Porto Velho, e teve como foco fortalecer os estoques da hemorrede estadual.
Com o slogan “Ser doador é transmitir amor”, a iniciativa foi promovida pelo Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos (Gaeciv), em parceria com a Seção de Atenção à Saúde (SEAS), contando com o apoio da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).
O projeto
O coordenador do Gaeciv, promotor de Justiça Éverson Pini, ressaltou a importância de iniciativas como essa no âmbito da instituição. “O crescimento histórico da adesão ao longo dos anos da campanha demonstra o sucesso interno da iniciativa e reforça a importância do engajamento dos servidores, e mais que isso, a importância da participação da sociedade civil”, destacou.
O Assessor Técnico da SEAS, Rafael Prestes, disse que a campanha busca valorizar a solidariedade humana como um pilar essencial para o bem-estar da sociedade e o amparo ao próximo. “Entendemos que doar sangue é um ato simples, voluntário, que tem a capacidade de salvar muitas vidas. E o Ministério Público, ao promover essa campanha de doação de sangue reforça o seu compromisso social com a cidadania e, sobretudo, com a valorização da vida”, conclui.
A doação
O processo de doação inclui uma triagem clínica rigorosa, assegurando a proteção tanto do doador, quanto do receptor. Nesta campanha, a adesão superou as expectativas iniciais, contando com mais de 70 intenções de doações entre público interno e externo, demonstrando o forte compromisso dos doadores com a solidariedade e o auxílio ao próximo.
A gerente de captação da Fhemeron, Maria Luiza Pereira, explicou que a parceria duradoura entre as instituições tem garantido um suprimento de sangue com alto padrão de segurança e aproveitamento. “A última coleta ocorreu em dezembro do ano passado, e já registramos uma excelente qualidade do sangue doado. Isso é gratificante, pois o descarte, quando ocorre, é minimizado justamente pela fidelização dos doadores, já que a maioria possui o hábito de doar regularmente”, completa.
Solidariedade
A assistente jurídica Gizelle Mello falou sobre a praticidade de poder realizar a doação no próprio ambiente profissional. Além da conveniência logística, ela enfatizou o acesso imediato a indicadores de saúde pessoal. “A gente pode verificar como está a nossa saúde com os resultados dos exames no mesmo dia, além de realizar a doação. Eu me sinto muito grata por essa oportunidade”, diz.
O estagiário Eduardo de Almeida Ferreira, que é um doador recorrente, descreveu a doação de sangue como um ato de amor capaz de salvar vidas. Ele destacou como a desburocratização do processo incentiva a fidelização dos voluntários e fortalece o espírito de solidariedade comunitária. “A sensação de doar é maravilhosa porque a gente pode transmitir amor, literalmente, para salvar outras pessoas”, conclui.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)




