Quinta-feira, Junho 25, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Atualizando jogos...

Ver todos
InícioCAPITALLimpeza do Canal dos Tanques retira mais de 27 toneladas de resíduos...

Limpeza do Canal dos Tanques retira mais de 27 toneladas de resíduos e reforça prevenção para o período chuvoso

Serviço removeu lixo descartado irregularmente, melhora o escoamento da água e contribui para a preservação dos cursos d'água da capital

Responsáveis pelo escoamento das águas da chuva e pela manutenção do equilíbrio ambiental nas áreas urbanas, os canais de Porto Velho passam por ações contínuas de desobstrução e manutenção. A mais recente ocorreu no Canal dos Tanques, que possui 12,02 quilômetros de extensão.

Os serviços levaram cerca de uma semana e mobilizaram 25 trabalhadores da Secretaria Executiva de Serviços Básicos (Sesb), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). O resultado foi a retirada de 27,35 toneladas de resíduos descartados irregularmente no local, volume equivalente a cinco viagens de caminhão.

A intervenção reduz o risco de transbordamentos, melhora o fluxo da água e contribui para a preservação dos cursos d’água que atravessam a cidade. Além da função na drenagem urbana, esses ambientes servem de abrigo para diferentes espécies e ajudam a manter as condições ambientais das áreas próximas.

Segundo o secretário executivo de Serviços Básicos, Giovanni Marini, a remoção do lixo permite que os canais cumpram sua função e evita problemas que afetam diretamente a população.

Remoção do lixo permite que os canais cumpram sua função


“Grande parte do material retirado desses locais não deveria estar ali. Encontramos móveis, pneus, garrafas, sacolas e diversos outros resíduos descartados de forma irregular. Quando o canal fica obstruído, a água perde capacidade de escoamento, aumenta o risco de alagamentos e todo o sistema de drenagem da cidade é prejudicado”, explicou Marini.

O gestor e geólogo disse que os resultados desse trabalho já podem ser observados em outras áreas do município. Um exemplo é o Igarapé do Botinha, onde ações sucessivas contribuíram para a redução do lixo acumulado e para o retorno de espécies como peixes, cutias e preás nas proximidades da nascente.

“Quando retiramos os resíduos e mantemos esses espaços conservados, o ambiente responde. O reaparecimento de animais demonstra a importância da preservação dos canais e igarapés para a recuperação dos ecossistemas urbanos”.

O prefeito Léo Moraes lembra que a manutenção dos canais integra as medidas de preparação da cidade para o inverno amazônico e depende também da participação da população.

“Estamos atuando antes da chegada das chuvas mais intensas porque sabemos os impactos que a obstrução pode causar. Mas esse é um esforço que precisa da colaboração de todos. Quando o lixo recebe a destinação correta, os canais permanecem livres, a água segue seu curso e os riscos para a população diminuem”, disse o prefeito.

Secom

MAIS ACESSADAS