O Sistema Único de Saúde (SUS) voltará a incluir no calendário vacinal infantil o 2º reforço contra a poliomielite para crianças com quatro anos, a partir de 3 de agosto deste ano, de acordo com nota técnica do Programa Nacional de Imunização publicada na última semana.
Dessa forma, o calendário volta a seguir o esquema vacinal de 2024, em que todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável e depois mais duas doses com o imunizante oral, a conhecida gotinha.
A diferença desse esquema vacinal é que todas as doses serão injetáveis (as quais contêm o vírus inativado, a VIP).
Assim, o calendário de vacinação contra a poliomielite será feito da seguinte forma:
2 meses: 1ª dose da vacina poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) – VIP;
4 meses: 2ª dose;
6 meses: 3ª dose;
15 meses: 1º reforço;
4 anos: 2º reforço.
O Ministério da Saúde destaca que todas as crianças menores de cinco anos que não tiverem recebido o imunizante precisarão ir ao posto de saúde para checar a necessidade de atualização das vacinas.
Segundo o Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), o último caso de infecção pelo poliovírus no Brasil ocorreu em 1989 e, em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.
A vacinação é considerada uma das estratégias de saúde pública mais importantes da história.
A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou por secreções eliminadas pela boca. Em casos mais graves, o vírus pode atingir a corrente sanguínea e chegar ao cérebro.
Metrópoles
