Terça-feira, Junho 23, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALPrefeitura de Porto Velho se destaca em debate nacional sobre comunicação estratégica...

Prefeitura de Porto Velho se destaca em debate nacional sobre comunicação estratégica e combate ao assédio moral na 58ª RTC 

Servidores participam de debate nacional sobre comunicação, prevenção e combate ao assédio no serviço público

A Controladoria-Geral do Município (CGM) de Porto Velho marcou presença de forma ativa na 58ª Reunião Técnica do Conselho Nacional dos Organismos de Controle Interno (Conaci), realizada em Porto Alegre. Representando a capital rondoniense, o controlador-geral, Jonhy Milson Oliveira Martins, e a chefe da Assessoria Técnica de Controle, Taísa Souza, participaram de discussões centrais para a modernização da gestão pública brasileira, com foco em comunicação e integridade no ambiente de trabalho.

O evento reuniu as principais lideranças de controle interno do país para debater ferramentas que vão além da tradicional fiscalização punitiva, focando na prevenção e na construção de ambientes corporativos mais saudáveis e transparentes.

Comunicação como ferramenta de controle e auditoria

A programação técnica contou com o painel “Comunicação no Controle Interno e na Auditoria”, moderado por Raul Cancian, secretário de Transparência e Controle do Estado do Maranhão. O painel abordou a necessidade de desmistificar a atuação dos órgãos de controle e aproximá-los dos gestores e da sociedade.

Durante o painel, a jornalista e assessora-chefe de Comunicação do Conaci, Thais Venturatto, apresentou a palestra “Controle que Conecta: Comunicação Aplicada às Macrofunções do Controle Interno”. Em seguida, o tema “Comunicação Não Violenta em Auditoria” foi conduzido por Diocésio Sant’anna, coordenador de Auditoria no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que defendeu o uso de uma linguagem mais empática e colaborativa durante os processos de auditoria para mitigar conflitos e aumentar a eficácia das recomendações.

Encontro teve foco na prevenção e na construção de ambientes corporativos mais saudáveis, éticos e transparentes.

A chefe da Assessoria Técnica da CGM de Porto Velho, Taísa Souza, acompanhou de perto os debates e ressaltou o valor das novas diretrizes.

“Modernizar o controle interno exige aprimorar a forma como nos comunicamos. A auditoria não deve ser vista como uma barreira, mas como uma parceira estratégica que orienta o gestor. Absorver essas práticas de comunicação não violenta nos ajuda a implementar um controle muito mais preventivo e eficiente em Porto Velho”, destacou Taísa.

Porto Velho em destaque no combate ao assédio moral

O ponto alto da participação rondoniense no evento foi o convite feito ao controlador-geral, Jonhy Milson Oliveira Martins, para integrar a dinâmica “Controle na Mesa”, um espaço interativo de debate de alto nível técnico.

Jonhy Milson foi um dos debatedores convidados para tratar de um tema sensível e de extrema relevância para o funcionalismo público: o assédio moral. O debate contou com a apresentação de um especialista na área e dividiu a mesa com nomes de peso do cenário nacional:
Daniel Avelar, subcontrolador de Correição da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH);
Danielle Carvalho, controladora-adjunta do Estado do Rio Grande do Norte.

A dinâmica promoveu um intercâmbio de experiências e boas práticas sobre como as controladorias podem atuar tanto na prevenção quanto na punição de práticas abusivas no ambiente de trabalho, garantindo a integridade dos servidores e a eficiência do serviço público.

Jonhy Milson participou como debatedor convidado em painel sobre assédio moral no serviço público

Ao avaliar a participação de Porto Velho, o controlador-geral reforçou o compromisso da capital com as pautas de integridade.

“O assédio moral corrói a administração pública, adoece o servidor e destrói a produtividade. Debater esse tema na RTC com grandes especialistas nos dá o embasamento necessário para fortalecer as ações de correição e compliance que já estamos desenvolvendo em Porto Velho. Saímos daqui com ferramentas consolidadas para garantir um ambiente de trabalho cada vez mais ético, seguro e respeitoso para todos”, afirmou Jonhy Milson.

O prefeito Léo Moraes destacou a importância da atuação técnica da Controladoria-Geral do Município e o alinhamento da gestão com práticas modernas de governança.

“A Prefeitura de Porto Velho tem trabalhado para fortalecer uma gestão baseada em ética, transparência e respeito às pessoas. A atuação da CGM em espaços nacionais como este demonstra que estamos no caminho certo, aprimorando nossos mecanismos de controle e valorizando o servidor público”, afirmou o prefeito.

A participação da CGM de Porto Velho na 58ª RTC consolida o município como um ator relevante no cenário nacional do controle interno, alinhando a gestão da capital de Rondônia às melhores práticas de transparência, governança e valorização das pessoas.

Secom

MAIS ACESSADAS