A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) intensificou as ações de combate e prevenção a incêndios urbanos. Em parceria com o Departamento de Gestão de Políticas Ambientais (DGPA), Departamento de Fiscalização e Monitoramento Ambiental (Defis) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), a operação teve como foco principal os bairros com histórico recorrente de focos de calor e queimadas na zona Leste da cidade.
As equipes percorreram aproximadamente 80 ruas nos bairros Lagoa, Lagoinha e Três Marias, regiões que concentram a maioria das denúncias e ocorrências relacionadas a incêndios. Durante as fiscalizações e o monitoramento, foram utilizados drones equipados com tecnologia de ponta para identificar queimadas, fumaça e outras irregularidades.
Além do trabalho de fiscalização, as equipes realizaram orientações à comunidade, reforçando a importância de evitar práticas ilegais, como queimadas e descarte inadequado de resíduos, que agravam os impactos ambientais e colocam em risco a saúde da população, especialmente durante o período de seca.
O secretário da Sema, Arthur Borin, acompanhou as atividades de campo e destacou a relevância da atuação conjunta entre os órgãos ambientais para ampliar a capacidade de resposta do município.
“A prevenção é a ferramenta mais eficaz para combater os incêndios urbanos. A união entre as instituições fortalece nosso trabalho, permitindo proteger a cidade, preservar os recursos naturais e garantir qualidade de vida à população”.

O prefeito Léo Moraes ressaltou que as ações fazem parte de uma estratégia permanente de proteção ambiental e segurança da população.
“A Prefeitura tem atuado de forma firme e integrada para prevenir queimadas e reduzir os impactos dos incêndios urbanos. Estamos investindo em fiscalização, tecnologia e conscientização para proteger nossas comunidades e o meio ambiente”, destacou o prefeito.
A operação reforça o compromisso da gestão municipal com a segurança da comunidade e a conservação ambiental, reafirmando a importância da integração para minimizar os impactos das queimadas urbanas.
Canais para denúncias
A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização ambiental.
Denúncias sobre queimadas, descarte irregular de resíduos e outras práticas que possam provocar incêndios podem ser feitas pelo WhatsApp (69) 98423-4092 ou presencialmente na Rua General Osório, nº 81, Centro, das 8h às 14h.
A Sema segue atuante no monitoramento e na prevenção de desastres ambientais, investindo em tecnologia, planejamento e parcerias para tornar a cidade mais preparada para enfrentar os desafios do período mais crítico do ano.
Secom





