Segunda-feira, Junho 22, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALDe olho no futuro, Ipam estuda ampliar serviços por meio da Telemedicina

De olho no futuro, Ipam estuda ampliar serviços por meio da Telemedicina

Com foco na modernização dos serviços e na ampliação do acesso à assistência médica, o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) estuda a implantação da Telemedicina como uma das próximas etapas de seu processo de fortalecimento institucional.

A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas que vêm sendo desenvolvidas após a auditoria interna responsável por promover um amplo levantamento de contratos, pagamentos e procedimentos administrativos, contribuindo para o saneamento das contas e a reorganização financeira do instituto.

Com o fluxo de atendimento normalizado e os prestadores de serviços devidamente remunerados, o Ipam agora trabalha na construção de novas metas voltadas à modernização e à ampliação dos serviços oferecidos aos seus beneficiários.

Entre os projetos em análise, a Telemedicina tem se destacado pelo potencial de conectar pacientes e profissionais de saúde localizados em diferentes regiões por meio de computadores, tablets e smartphones conectados à internet. A ferramenta poderá ampliar a oferta de especialidades médicas, reduzir o tempo de espera por consultas e proporcionar mais comodidade aos usuários.

Léo Moraes destacou que a Telemedicina pode ampliar a assistência aos servidores municipais e seus familiares

De acordo com a presidente do Ipam, Claudinéia Bortolete, a implementação da modalidade exige uma série de estudos técnicos e operacionais antes de sua efetiva implantação.

“Para que a Telemedicina seja implementada com segurança e eficiência, é necessário observar critérios técnicos, protocolos assistenciais, segurança da informação, proteção de dados pessoais sensíveis, integração com prontuários, definição de responsabilidades e indicadores de qualidade. Também estamos estudando um modelo de remuneração que não estimule volume desnecessário de atendimentos, além da integração com a regulação médica do Ipam. Tudo isso vem se tornando possível graças ao trabalho desenvolvido pela auditoria interna promovida em nosso instituto”.

O prefeito Léo Moraes destacou que a possível implantação da Telemedicina representa mais um avanço na assistência prestada aos servidores municipais e seus familiares.

“A tecnologia é uma importante aliada na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças. Hoje o Ipam tem condições de planejar seu futuro e investir em inovação graças ao trabalho sério que vem sendo realizado e à dedicação dos profissionais que atuam diariamente para fortalecer o instituto”.

A expectativa é que, após a conclusão dos estudos técnicos e das análises de viabilidade, o sistema possa ser implantado gradativamente, ampliando ainda mais a qualidade e a eficiência dos serviços oferecidos aos beneficiários do Ipam.
 

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS