Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALCapacitação para reciclagem de resíduos eletroeletrônicos tem início em Porto Velho

Capacitação para reciclagem de resíduos eletroeletrônicos tem início em Porto Velho

Curso reúne catadores e busca ampliar geração de renda e destinação adequada de equipamentos eletrônicos

Teve início nesta quarta-feira (17), na Universidade Federal de Rondônia (Unir), o Curso de Destinação Socioambiental de Resíduos Eletroeletrônicos, voltado à qualificação de catadores de materiais recicláveis de Porto Velho. A iniciativa tem como objetivo preparar os participantes para o manejo, separação e destinação correta de resíduos eletrônicos, além de ampliar as oportunidades de geração de renda por meio da comercialização de componentes com valor econômico.

O curso é resultado de uma parceria entre o Instituto EGEA, por meio do Projeto Recicla+, a Universidade Federal de Rondônia, a Caixa Econômica Federal, o Sebrae, instituições estaduais e a Prefeitura de Porto Velho. A gestão municipal participou da articulação para viabilizar a realização da atividade e ampliar a participação de catadores de diferentes regiões de Rondônia.

Representando a Secretaria Executiva de Serviços Básicos (Sesb), vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), participaram da abertura do evento o secretário executivo Giovanni Marini e o diretor do Departamento de Saneamento Básico, Marcelo Melo Barroso.

Para o secretário executivo de Serviços Básicos, Giovanni Marini, a formação ajuda a enfrentar uma demanda crescente relacionada ao descarte de equipamentos eletrônicos e fortalece o trabalho desenvolvido pelos catadores. “Muitas pessoas possuem equipamentos eletrônicos sem uso em casa e não sabem como descartá-los corretamente. A partir dessa capacitação, os catadores passam a ter mais conhecimento para identificar materiais com valor comercial e destiná-los adequadamente, gerando renda e contribuindo para a preservação ambiental”.

Gestão municipal participou da articulação para viabilizar a realização da atividade

Segundo Marcelo Barroso, a iniciativa representa uma oportunidade para ampliar o conhecimento dos catadores sobre um segmento que ainda possui potencial de crescimento em Rondônia. “Rondônia é um estado de grande extensão territorial e, muitas vezes, fica distante de iniciativas como essa. Por isso, buscamos agregar e trazer também catadores do interior. Essa capacitação vai contribuir para agregar valor ao trabalho dos catadores e promover a destinação ambientalmente adequada dos resíduos eletroeletrônicos”.

Durante os três dias de atividades, os participantes terão acesso a conteúdos sobre desmontagem de equipamentos, identificação de materiais reaproveitáveis, comercialização de componentes e destinação correta dos resíduos. A proposta é possibilitar que materiais frequentemente descartados sem aproveitamento possam retornar à cadeia produtiva, gerando renda para cooperativas e associações.

A formação segue até sexta-feira (19) e reúne representantes de cooperativas e associações de diferentes municípios de Rondônia, com foco na ampliação do conhecimento técnico sobre resíduos eletroeletrônicos e no fortalecimento da reciclagem desse tipo de material no estado.

Secom

MAIS ACESSADAS