Terça-feira, Junho 23, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALEscola Oswaldo Piana recebe capacitação em primeiros socorros para servidores

Escola Oswaldo Piana recebe capacitação em primeiros socorros para servidores

Treinamento uniu teoria e prática para preparar profissionais da educação em situações de emergência

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semusa, realizou nesta quarta-feira (20), uma capacitação em primeiros socorros voltada aos servidores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Oswaldo Piana, na capital. A ação foi conduzida pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Ronaldo Aragão e integra as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).

A capacitação reuniu orientações teóricas e práticas sobre atendimentos iniciais em situações de emergência no ambiente escolar, preparando os profissionais para agir diante de ocorrências que possam envolver estudantes, servidores e a comunidade escolar.

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, destacou a importância de ações preventivas e da integração entre saúde e educação para garantir mais segurança nas escolas.

“Investir na capacitação dos profissionais da educação é também cuidar da vida dos nossos estudantes. Situações de emergência exigem preparo e rapidez, e ações como essa fortalecem a segurança dentro do ambiente escolar, além de aproximar ainda mais as áreas da saúde e da educação”, afirmou o prefeito.

Segundo Geortânia Freire, a iniciativa segue as diretrizes da Lei Lucas

A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, destacou a importância da integração entre saúde e educação para garantir mais segurança aos estudantes e profissionais das escolas.

“Capacitar os servidores da educação em primeiros socorros é uma medida fundamental para salvar vidas e oferecer mais segurança dentro das unidades escolares. A Semusa tem trabalhado para fortalecer essas ações preventivas e ampliar o alcance do Programa Saúde na Escola”.

De acordo com a enfermeira Geortânia Freire, responsável pela atividade, a iniciativa segue as diretrizes da Lei Lucas, que tornou obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para profissionais da educação.

“Essa é uma atividade do Programa Saúde na Escola, envolvendo teoria e prática. Depois das orientações, realizamos simulações de diversas situações de emergência que podem surgir dentro da escola, para que os servidores estejam preparados para intervir de forma segura até a chegada do atendimento especializado”.

A atividade contou com demonstrações práticas de atendimento em casos de engasgo, desmaios, crises convulsivas e outras situações emergenciais que podem ocorrer no ambiente escolar.

Secom

MAIS ACESSADAS