Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALParque Natural recebe ação educativa sobre animais peçonhentos

Parque Natural recebe ação educativa sobre animais peçonhentos

Ação em parceria com a Afya São Lucas reforçou orientações para prevenção de acidentes em áreas de preservação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Afya São Lucas, realizou uma ação educativa no Parque Natural de Porto Velho voltada à prevenção de acidentes com animais peçonhentos.

Público recebeu orientações sobre prevenção, uso de equipamentos de proteção e condutas seguras

A iniciativa levou orientações sobre os cuidados ao frequentar áreas de preservação e como agir ao se deparar com animais como serpentes, escorpiões e aranhas, reforçando a importância do respeito ao habitat natural.

Durante a ação, foi montado um estande com amostras de espécies e a presença de animais vivos, proporcionando uma experiência interativa para cerca de 50 visitantes. O público também recebeu orientações sobre prevenção, uso de equipamentos de proteção e condutas seguras.

Para os acadêmicos de medicina, a experiência foi além da teoria. Vitória Antunes, aluna do 2º período da São Lucas, destacou que a dinâmica com o público, especialmente com as crianças, foi essencial para criar uma consciência preventiva desde cedo.

Recomendação é manter distância, não tentar capturar o animal

“Nosso objetivo foi desmistificar medos e ensinar, de forma prática, que o respeito ao animal e a busca pelo atendimento correto salvam vidas. Além do aprendizado técnico, essa ação nos ajuda a construir a empatia necessária para a nossa futura prática médica, entendendo as dúvidas e necessidades da nossa comunidade”.

De acordo com o agente de combate às endemias e coordenador de acidentes por animais peçonhentos da Semusa, Edson Neves da Cruz, a principal recomendação é manter a calma e respeitar o espaço dos animais. “Ao entrar em uma área de preservação, é preciso entender que aquele é o habitat natural desses animais. Não há necessidade de pânico ou de matar o animal. O correto é se afastar com cautela e permitir que ele siga seu caminho”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Sandra Cardoso, ressaltou a importância das ações educativas na prevenção. “Levar informação de qualidade à população é fundamental. Essa parceria com instituições de ensino contribui para formar profissionais mais preparados e uma comunidade mais consciente”.

Edson disse que a principal recomendação é manter a calma e respeitar o espaço dos animais

Para o prefeito Léo Moraes, iniciativas como essa fortalecem a prevenção e a conscientização ambiental. “Cuidar da saúde também é orientar e prevenir. Essas ações aproximam a população do conhecimento e ajudam a evitar acidentes, preservando tanto as pessoas quanto os animais”.

Orientações

Em áreas naturais, a recomendação é manter distância, não tentar capturar o animal e se afastar com calma.

Em residências, o animal não deve ser manuseado. O correto é acionar o Corpo de Bombeiros, em casos de risco imediato, ou o Batalhão de Polícia Ambiental, responsável pelo resgate.

Em caso de acidente, a orientação é lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente atendimento no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

Secom

MAIS ACESSADAS