Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALEncontro de gestores fortalece fiscalização de contratos públicos

Encontro de gestores fortalece fiscalização de contratos públicos

Evento mostra como organização interna impacta diretamente a população

A Prefeitura de Porto Velho realiza, no Teatro Banzeiros, o I Encontro de Gestores e Fiscais de Contratos, iniciativa voltada à qualificação dos servidores e ao aprimoramento da gestão pública. No segundo dia de programação, o foco esteve na troca de experiências e na capacitação técnica, com reflexos diretos na execução de obras e serviços oferecidos à população.

Figueiredo explicou que a programação foi dividida entre atividades técnicas e momentos voltados à alta gestão

A proposta do encontro é alinhar procedimentos, fortalecer a fiscalização de contratos e garantir que os recursos públicos sejam aplicados com mais eficiência. Quando há acompanhamento adequado, os serviços avançam com mais rapidez e qualidade, beneficiando diretamente a população.

O secretário da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Antônio Figueiredo, explicou que a programação foi dividida entre atividades técnicas e momentos voltados à alta gestão. “Pela manhã tivemos um workshop sobre gestão de contratos, com grande participação de servidores. No período da tarde, a capacitação é direcionada à alta administração, reunindo secretários, adjuntos e dirigentes. A qualificação dos gestores contribui diretamente para melhorar os serviços oferecidos à população”.

A programação também inclui palestras sobre governança pública, tema considerado essencial para a tomada de decisões dentro da administração municipal. O palestrante André Castro Carvalho destacou a importância de preparar os gestores para atuar com segurança e responsabilidade. “A governança pública ajuda a dar mais segurança nas decisões e permite que elas sejam demonstradas com clareza. Trabalhar com indicadores e boas práticas fortalece a gestão e traz mais confiança para quem toma decisões e para a sociedade”.

Para Catanhede, a iniciativa contribui para uma gestão mais alinhada

O encontro reúne servidores de diferentes secretarias, promovendo integração entre as equipes e padronização de procedimentos. Para o secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Thiago Catanhede, a iniciativa contribui para uma gestão mais alinhada. “Esse tipo de capacitação é importante para que todos tenham acesso às mesmas informações e adotem uma linguagem única. Isso melhora os processos internos e garante mais organização na administração”.

O prefeito Léo Moraes destacou que investir na qualificação dos servidores é fortalecer a eficiência da administração pública. “Quando capacitamos nossas equipes, melhoramos a gestão e entregamos resultados mais rápidos e eficientes para a população”. 

PROGRAMAÇÃO

05 de maio de 2026 — 2º dia
Workshop — Gestão de Contratos (Parte I), com Fábio de Sousa Santos
Palestra — Alta Gestão, com André Castro Carvalho

06 de maio de 2026 — 3º dia
Workshop Técnico Especializado (Parte I)
Síntese dos eixos tático e operacional
Encerramento e entrega de certificados

Secom

MAIS ACESSADAS