Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALCiclo formativo fortalece educação nas escolas do campo

Ciclo formativo fortalece educação nas escolas do campo

Ação reúne profissionais para qualificação e melhoria do ensino nas áreas rurais

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promove, nesta semana, o I Ciclo Formativo das Escolas do Campo – 2026, uma importante ação voltada ao fortalecimento das práticas pedagógicas na rede municipal de ensino.

A iniciativa é coordenada pela Diretoria de Políticas Educacionais (DPE), pelo Departamento de Educação Básica (DEB) e pela Divisão de Formação (DIFOR), sendo destinada a professores da Educação Infantil, docentes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano), cuidadores e profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Participam da formação profissionais das localidades de Jaci-Paraná, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, reforçando o compromisso da gestão municipal com a educação nas regiões rurais.

A ação integra as estratégias dos programas Alfabetiza Porto Velho, PAIC/PROALFA, PROLEEI e do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), consolidando o trabalho da Semed voltado à melhoria dos indicadores educacionais e à garantia da alfabetização na idade certa.

Ciclo formativo tem a expectativa de atender aproximadamente 230 profissionais da educação

O ciclo formativo tem a expectativa de atender aproximadamente 230 profissionais da educação, consolidando-se como uma ação de grande alcance no contexto da formação continuada da rede municipal. A formação foi estruturada em três polos, garantindo o atendimento aos profissionais das escolas do campo:

Polo Jaci-Paraná – realizado no dia 14 de abril de 2026, das 8h às 17h, na EMEIEF Joaquim Vicente Rondon;

Polo Abunã – encontro realizado no dia 15 de abril de 2026, das 8h às 17h, na EMEF Marechal Rondon;

Polo Extrema – encontro realizado no dia 17 de abril de 2026, das 8h às 17h, na EMEIEF 13 de Maio.

A organização em polos permite ampliar o alcance da formação

A organização em polos permite ampliar o alcance da formação, garantindo maior participação dos profissionais das diferentes localidades.

Segundo o secretário da Semed, Giordani Lima, o principal objetivo da ação é fortalecer as práticas pedagógicas, promover a atualização profissional e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino ofertado nas escolas do campo: “A formação foi estruturada pela equipe de formadores da DIFOR, com uma metodologia organizada, conteúdos alinhados às diretrizes educacionais e disponibilização de materiais de apoio pedagógico, proporcionando momentos de estudo, reflexão, planejamento e troca de experiências entre os participantes”.

A realização do I Ciclo Formativo evidencia o compromisso da Semed com a valorização dos profissionais da educação e com o fortalecimento das políticas públicas educacionais, especialmente voltadas às especificidades da educação do campo.

A ação conta com o acompanhamento da diretora do Departamento de Educação Básica, Naftali Sena Lima, reforçando o compromisso institucional com a qualidade das ações formativas e com os resultados da aprendizagem dos estudantes. “Além desta etapa, a Semed dará continuidade às ações formativas em outras localidades ainda neste mês e no início do próximo, ampliando o alcance das políticas de formação continuada na rede municipal”, concluiu Naftali.

Secom

MAIS ACESSADAS