Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALUso de celular no trânsito terá fiscalização no Carnaval

Uso de celular no trânsito terá fiscalização no Carnaval

A ação é desenvolvida por agentes da Semtran

Teve início o período mais esperado do ano para muitos porto-velhenses: o Carnaval. O evento reúne milhares de foliões pelas principais ruas e avenidas da capital e, diante do aumento do fluxo de veículos e pedestres, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), intensificou as ações de fiscalização para garantir um carnaval de paz e preservação de vidas.

Entre as medidas adotadas está o reforço na fiscalização de motoristas que utilizam o telefone celular enquanto dirigem. A prática, além de infração de trânsito, tem sido uma das principais causas de acidentes graves, colocando em risco a integridade do próprio condutor e de terceiros.

De acordo com a agente Elaine Nunes, gerente de fiscalização de trânsito da Semtran, o avanço dos dispositivos eletrônicos contribuiu diretamente para o aumento dos sinistros no trânsito, especialmente em decorrência do uso indevido do celular ao volante. Por esse motivo, as fiscalizações são intensificadas durante o período momesco.

Elaine Nunes explica que a infração ocorre a partir do momento em que o motorista manuseia o aparelho

A agente explica que a infração não ocorre apenas quando o motorista fala ao celular, mas a partir do momento em que ele manuseia o aparelho sem que o veículo esteja devidamente estacionado.

“Nós temos três infrações relacionadas ao celular: utilizar, segurar ou manusear o telefone. As duas primeiras são infrações gravíssimas e a terceira é grave. A Semtran tem intensificado a fiscalização para reduzir os acidentes de trânsito e, principalmente, salvar vidas”, destacou Elaine Nunes.

Vale ressaltar que a Semtran está mobilizando um aparato inédito de fiscalização para o Carnaval 2026, com foco em garantir mais fluidez no trânsito e segurança para toda a população.

Não use celular no trânsito. Sua vida e a dos outros importam.

Texto: João Paulo Prudêncio
Fotos: Júnior Costa/ Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS