Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioGERALAssembleia convoca sessão extraordinária para analisar vetos do Executivo

Assembleia convoca sessão extraordinária para analisar vetos do Executivo

REDAÇÃO DIARIORO – 16/01/2026

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizará, na próxima terça-feira (20), a primeira sessão extraordinária de 2026 para analisar e votar os vetos do Poder Executivo a projetos aprovados pelo Parlamento. A convocação, feita por autoconvocação dos próprios deputados, já foi publicada no Diário Oficial e ocorre porque a pauta da Casa permanece trancada até a deliberação sobre esses vetos.

Além desse tema, a sessão poderá incluir a votação do Orçamento do Estado para 2026, caso o Governo do Estado de Rondônia encaminhe um projeto substitutivo e a decisão seja confirmada pelo presidente da Casa, Alex Redano, em conjunto com a Mesa Diretora. A proposta orçamentária ainda não passou pelo crivo dos parlamentares.

Enquanto o Orçamento não for aprovado, o Executivo estadual está autorizado a executar apenas um doze avos do orçamento do exercício anterior, que girava em torno de R$ 17 bilhões. Com isso, em janeiro de 2026, o limite mensal para custeio e investimentos fica em aproximadamente R$ 1,4 bilhão, o que impõe restrições à execução de políticas públicas e novos projetos.

A proposta orçamentária para 2026 prevê receitas e despesas estimadas em cerca de R$ 18,45 bilhões, representando um crescimento superior a 8% em relação ao ano passado. O relator do projeto é o deputado Ezequiel Neiva, integrante da base governista. Em 2025, a Lei Orçamentária Anual também foi aprovada em sessão extraordinária, realizada no dia 22 de janeiro, cenário que pode se repetir neste início de ano legislativo.

MAIS ACESSADAS