Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALPraça Marise Castiel ganha reforço na segurança após diálogo entre Prefeitura, Governo...

Praça Marise Castiel ganha reforço na segurança após diálogo entre Prefeitura, Governo e sociedade

Implantação de totem de monitoramento amplia a proteção do espaço público

Inaugurada em 8 de setembro de 2025, a Praça Marise Castiel nasceu como um novo ponto de convivência para o bairro Alphaville. Um espaço pensado para o cotidiano simples: caminhar, conversar, encontrar vizinhos, ver crianças brincando. A entrega da praça representou um avanço importante para a região e um investimento direto na qualidade de vida da população.

Pouco tempo depois da inauguração, no entanto, a realidade urbana se impôs. Em menos de 24 horas, parte da fiação elétrica foi furtada. Meses depois, novos episódios de vandalismo voltaram a atingir o local. Os danos materiais chamaram atenção, mas o que mais preocupou moradores foi a sensação de insegurança e de fragilidade de um espaço recém-entregue à comunidade.

O tema passou a ser acompanhado de perto pela Prefeitura de Porto Velho. A partir da escuta da população e do acompanhamento técnico da situação, o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Paulo Moraes Jr., conduziu o diálogo institucional com o Governo do Estado de Rondônia, levando a demanda à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania. O processo exigiu articulação, tempo e alinhamento entre os entes públicos, até que uma solução viável fosse construída.

Medida reforça a proteção do espaço e do entorno, incluindo o espaço público ao lado da praça

O resultado desse diálogo foi a implantação de um totem de segurança na Praça Marise Castiel, equipamento que já está em funcionamento e passa a integrar o sistema de monitoramento da área. A medida reforça a proteção do espaço e do entorno, incluindo o espaço público ao lado da praça, onde ocorre regularmente a feira livre de produtores, ampliando a sensação de segurança para moradores e frequentadores.

Para Paulo Moraes Jr., o caminho percorrido até a solução reforça a importância de ouvir e agir com responsabilidade. “Quando um espaço público é atingido pelo vandalismo, não é só uma estrutura que sofre dano. É a cidade, são as pessoas. Agradeço ao secretário de Estado da Segurança, Coronel Vital, pela atenção e pelo diálogo institucional que permitiram avançar nessa solução. Segurança se constrói com parceria e compromisso”, destacou.

O prefeito Léo Moraes ressaltou que o reforço na segurança da praça reflete a forma como a gestão tem buscado enfrentar os desafios da cidade: com diálogo, cooperação e foco nas pessoas. O prefeito também agradeceu ao governador Marcos Rocha pelo apoio do Governo do Estado no atendimento à solicitação. “Cuidar da cidade é cuidar do que é público e do que pertence a todos. Quando a população aponta um problema, a gestão precisa ouvir, dialogar e construir soluções. Essa parceria mostra que Porto Velho avança quando as instituições caminham juntas”, afirmou.

A experiência da Praça Marise Castiel evidencia que políticas públicas não se encerram na entrega de uma obra. Elas continuam no cuidado diário, na escuta da comunidade e na capacidade de ajustar caminhos quando surgem desafios. Mais protegida, a praça segue cumprindo seu papel como espaço de convivência, encontro e pertencimento , um reflexo de uma gestão que aposta no diálogo e no cuidado permanente com a cidade.

Texto: Leandro Morais
Fotos: Laura Macedo

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS