Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALSEMA apresenta balanço 2025 com avanços em proteção animal, prevenção ambiental e...

SEMA apresenta balanço 2025 com avanços em proteção animal, prevenção ambiental e educação ecológica

Ações do ano incluem clínica veterinária pública, redução de queimadas, arborização e iniciativas de gestão ambiental

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) encerra 2025 com um conjunto de ações que fortaleceram a política ambiental em Porto Velho. O balanço reúne iniciativas que contribuíram para a preservação dos recursos naturais, a proteção animal, a prevenção de riscos urbanos e o envolvimento da comunidade em práticas sustentáveis.

Proteção animal

Um dos marcos do ano foi a inauguração da primeira Clínica de Bem-Estar Animal pública de Rondônia, ampliando o acesso da população a atendimentos veterinários. A Sema também intensificou ações de combate ao abandono de animais, com fiscalização, orientações e canais de denúncia ativos.

Combate às queimadas, qualidade do ar e arborização

O município registrou redução de 85% nos focos de queimadas em 2025, resultado do monitoramento contínuo, fiscalização e ações educativas. A Sema também avançou na arborização urbana, incluindo ação inédita de plantio no Baixo Madeira, com foco em áreas estratégicas para melhoria do microclima e ampliação de sombreamento.

Ações comunitárias e biodiversidade

Sema executou ações de recuperação ambiental em áreas sensíveis, como o Canal Santa BárbaraA secretaria promoveu iniciativas de engajamento, como o projeto “Foliões viram árvores”, que resultou no plantio de aproximadamente duas mil mudas com participação comunitária. A observação de animais silvestres em áreas urbanas, como o tamanduá-bandeira no Parque Circuito, reforçou ações educativas sobre convivência segura e proteção da fauna.

Prevenção urbana e recuperação ambiental

Antes do período chuvoso, equipes atuaram na limpeza e desobstrução de vias, reduzindo riscos de alagamentos. A Sema também executou ações de recuperação ambiental em áreas sensíveis, como o Canal Santa Bárbara, contribuindo para preservação hídrica e valorização de áreas públicas.

Gestão de resíduos e educação ambiental

Para Vinicius Miguel, o balanço demonstra a consolidação de uma política ambiental estruturadaParcerias firmadas com o setor privado ampliaram a destinação adequada de resíduos plásticos. No eixo educativo, o projeto “Leitura que Transforma” promoveu atividades voltadas à consciência ambiental para crianças e adolescentes, inclusive em unidades de saúde e espaços de acolhimento.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinicius Miguel, o balanço demonstra a consolidação de uma política ambiental estruturada. “As ações realizadas ao longo de 2025 apresentam resultados diretos na proteção animal, na redução das queimadas, na recuperação ambiental e na educação. Este conjunto cria bases mais sólidas para o trabalho dos próximos anos”, afirmou.

Texto: Jhon Silva
Fotos: Júnior Costa/ José Carlos

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS