Quinta-feira, Junho 25, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioESTADOGuia de boas práticas lançado pelo governo de RO aprimora gestão e...

Guia de boas práticas lançado pelo governo de RO aprimora gestão e otimiza entregas no serviço público

O documento reúne orientações técnicas para apoiar a adoção de práticas ágeis na administração pública estadual

Com o objetivo de tornar o serviço público mais eficiente, organizado e transparente, o governo de Rondônia lançou, no dia 26 de novembro, o Guia de Boas Práticas em Metodologias Ágeis, instituído pela Portaria nº 249. O documento reúne orientações técnicas para apoiar a adoção de práticas ágeis na administração pública estadual, auxiliando a aprimorar a gestão das atividades e otimizar as entregas no estado.

Elaborado pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o guia apresenta conceitos e ferramentas comuns no setor de tecnologia, como Scrum, Kanban, histórias de usuário, métricas e estimativas colaborativas, adaptados para o contexto do serviço público. A proposta é auxiliar equipes a entregar soluções de forma mais rápida, eficiente e alinhada às necessidades reais da sociedade.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o material faz parte de um esforço contínuo de modernização do estado. “Buscamos novas formas de aprimorar os serviços que chegam até a população. A tecnologia tem um papel fundamental, e adotar métodos mais ágeis auxilia na entrega de resultados mais claros e eficientes”, salientou. 

TRANSPARÊNCIA E EFICIÊNCIA 

Na prática, o guia apresenta caminhos simples para organizar o trabalho, como quadros de tarefas, acompanhamento de prazos, reuniões rápidas e ciclos menores de entrega. Essas técnicas ajudam as equipes a identificar problemas com mais rapidez, corrigir falhas antes que cresçam e garantir que o cidadão receba um serviço mais confiável.

Outro ponto de destaque do guia é a transparência. Conforme explica a gerente de Transformação Ágil da Setic, Emilly Bezerra Miranda, as metodologias ágeis tornam o processo mais claro, já que todas as etapas das atividades executadas ficam visíveis às equipes envolvidas. Isso facilita o acompanhamento, a fiscalização e a prestação de contas, reforçando o compromisso do governo de Rondônia com responsabilidade e uso eficiente dos recursos públicos.

Com o lançamento do documento, o governo de Rondônia busca fortalecer ainda mais a modernização dos serviços públicos e incentivar práticas que tornem o trabalho interno mais eficiente, colaborativo e voltado para resultados concretos para o cidadão.

Governo do Estado de Rondônia

MAIS ACESSADAS