Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALPorto Velho presta homenagem ao ferroviário Paulo Ramos

Porto Velho presta homenagem ao ferroviário Paulo Ramos

Cerimônia emocionou familiares e amigos e destacou o papel de Paulo no retorno da locomotiva 18, marco histórico para a ferrovia

A Prefeitura de Porto Velho realizou, no domingo (30), uma homenagem à memória do ferroviário Paulo da Costa Ramos, que faleceu na última quarta-feira (26). O tributo reuniu familiares, amigos e servidores no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, espaço que marcou profundamente a trajetória de Paulo e ao qual ele dedicou grande parte de sua vida.

A cerimônia foi marcada por forte emoção. Como gesto simbólico de reconhecimento, uma coroa de flores e um porta-retrato foram colocados diante da locomotiva 18, que realizou um breve passeio em homenagem ao ferroviário. O ato representou não apenas o carinho daqueles que conviveram com Paulo, mas também a dimensão de sua contribuição para a preservação da memória e do patrimônio histórico da ferrovia.

Stephannie Ramos,neta,descreve o avô como uma verdadeira figura paterna

Muito emocionada, Stephannie Ramos, neta que descreve o avô como uma verdadeira figura paterna, ressaltou o legado afetivo e histórico deixado por ele: “Foi uma homenagem muito importante, que marcou profundamente a nossa família. Meu avô era uma pessoa maravilhosa. Por onde quer que ele tenha passado, ou onde quer que esteja agora, tenho certeza de que está feliz e contente com esse gesto. A Madeira-Mamoré era a segunda casa dele”, disse.

O prefeito Léo Moraes destacou a relevância do trabalho desempenhado por Paulo, especialmente sua participação no retorno da locomotiva 18 aos trilhos, considerado um marco para Porto Velho e para todos que acompanham a preservação da ferrovia: “Essa lembrança em memória do nosso grande amigo e colaborador Paulo Ramos, ferroviário que conhecia como poucos a história e o funcionamento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, nos emocionou muito. Ele teve papel fundamental no retorno da locomotiva 18, um grande marco para todos nós. Foi um momento difícil para toda a equipe e para a família, mas seguimos na fé de que ele já está ao lado do Pai celestial. Paulo deixa boas memórias, um legado de trabalho e empenho. Quando precisávamos colocar o trem para voltar a funcionar, ele nunca teve preguiça: era sempre o primeiro a pegar os instrumentos e vir para os trilhos trabalhar. Que Deus console toda a família. Ele segue vivo em nossos corações”, afirmou o prefeito.


Texto: Nathalie Ventura
Foto: Júnior Costa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS