Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALMais de 90 pontos recebem vacinação antirrábica

Mais de 90 pontos recebem vacinação antirrábica

Ação reúne grande número de tutores na capital e reforça o cuidado com cães e gatos

O último sábado (29) foi de grande movimentação em Porto Velho. Logo nas primeiras horas da manhã, tutores de cães e gatos formaram filas nos mais de 90 pontos de vacinação antirrábica distribuídos pela cidade. A campanha, organizada pela Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), teve como objetivo imunizar cães e gatos a partir de três meses de idade e saudáveis, garantindo a prevenção contra a raiva, uma doença grave e fatal tanto para animais quanto para humanos.

Entre as diversas histórias cheias de carinho pelos animais, estava a de José Avelino dos Santos, trabalhador da construção civil. Ele levou a cadela Lessi, de 10 meses, para garantir a proteção da sua companheira.

Elias Pereira levou a gata Mia e reforçou o quanto a presença da felina transforma o ambiente de trabalho

Vacinar é importante porque a raiva mata. Às vezes o cachorro sente dor, fica agressivo e a gente não sabe o que está acontecendo. A doença passa para animais e também para pessoas”, explicou. Ele contou ainda que Lessi chegou em sua vida após a morte de sua antiga cadela por câncer. “Eu não fico sem um animal. Minha vizinha conseguiu essa cadela linda pra mim. Ela é tudo pra mim.”

Outro tutor que participou da ação foi Elias Pereira, técnico de equipamentos hospitalares. Ele levou a gata Mia, resgatada das ruas, e reforçou o quanto a presença da felina transforma o ambiente de trabalho. “Ela desestressa todos os funcionários. E como todo gatinho precisa de proteção, trouxe a Mia para tomar a vacina antirrábica. Sempre mantenho o cartão de vacinação dela em dia”, afirmou.

A importância do cuidado e da responsabilidade

Para a Mariana Prado, a campanha reforça um gesto de amor e responsabilidade com os animais

Para a secretária adjunta da Semusa, Mariana Prado, a campanha reforça um gesto de amor e responsabilidade com os animais. “Os nossos animais convivem conosco diariamente, fazem parte da família para muitas pessoas. Vacinar é um ato de amor e cuidado. A vacina antirrábica existe há muitos anos, mas é preciso que as pessoas se responsabilizem por esse gesto.”

Ela explica que a Semusa tem buscado facilitar cada vez mais o acesso à imunização e, por isso, o município lançou o Sistema Vacinação Pet, uma plataforma digital criada para agilizar o agendamento da vacinação de cães e gatos e oferecer mais praticidade e segurança. “Pensando na rotina das pessoas, criamos o Sistema Vacinação Pet, que permite agendar o atendimento de forma simples e rápida. É só acessar o site, escolher o local de vacinação mais próximo, selecionar a data desejada e o tutor recebe a confirmação pelo sistema e por e-mail. Assim, organizamos melhor o fluxo e evitamos que a pessoa perca tempo na correria do dia.”

Quem não possui o cartão de vacinação do animal pode obter um novo no próprio local

Acesse: Vacina Pet

Escolha o local de vacinação mais próximo;
Selecione a data desejada;
Receba a confirmação do agendamento pelo sistema e por e-mail.

Vacinação continua na cidade

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Geisa Brasil, destaca que a vacinação segue em dois pontos fixos na capital. “Temos atendimento na Divisão de Vigilância de Zoonoses, na Av. Mamoré, 1120, bairro Castanheira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Também temos um ponto no Parque Circuito, que funciona até as 13h.”

Ela lembra que quem não possui o cartão de vacinação do animal pode obter um novo no próprio local. “Se o tutor não tiver o cartão, nós disponibilizamos um na hora.”

A Prefeitura ressalta que manter a vacinação em dia é fundamental para proteger os animais e prevenir casos de raiva no município.

Texto: Nathalie Ventura
Foto: Nathalie Ventura

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS