Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALPrefeitura regulamenta folgas para servidores que realizarem doação de sangue

Prefeitura regulamenta folgas para servidores que realizarem doação de sangue

Lei Complementar amplia benefício e incentiva o gesto solidário entre os servidores públicos de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho deu mais um passo importante na valorização da solidariedade e da saúde pública. Com a publicação da Lei Complementar nº 1.031, de 20 de outubro de 2025, foi oficializada a concessão de até cinco dias de folga aos servidores municipais que realizarem doação regular de sangue.

A medida visa incentivar o ato de doar sangue, um gesto simples que salva vidas todos os dias e que depende do engajamento da população. A nova Lei amplia o benefício que antes se limitava apenas ao dia da doação. Agora, os servidores poderão usufruir de folgas adicionais, conforme o número de doações realizadas ao longo do ano.

De acordo com a nova regulamentação:
-Servidores do sexo masculino que realizarem quatro doações anuais terão direito a cinco dias de folga;
-Servidoras do sexo feminino com três doações anuais também terão direito ao benefício.

Nova lei também irá contribuir para o estoque de bolsas de sangue

Os dias de folga poderão ser utilizados no prazo de até 24 meses após a última doação. A dispensa do ponto no dia da coleta continua garantida, sendo um direito independente das folgas adicionais.

Para o prefeito Léo Moraes, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do servidor público e com o fortalecimento de políticas de solidariedade. “Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Com essa lei, queremos incentivar nossos servidores a serem protagonistas dessa corrente do bem e, ao mesmo tempo, reconhecer o valor de quem dedica um pouco do seu tempo para ajudar quem mais precisa”, destacou o prefeito.

“Além de beneficiar diretamente os servidores, a nova lei também contribui para o abastecimento dos bancos de sangue da capital, que frequentemente enfrentam períodos de baixa nos estoques. A expectativa é de que o incentivo estimule um número maior de doações ao longo do ano”, disse o secretário municipal de Administração, Antônio Figueiredo.

A comprovação das doações deverá ser feita por meio de documento emitido pela unidade de saúde responsável pela coleta.

Confira aqui a Lei Complementar 1.031 na íntegra.

Texto: Jhon Silva
Fotos: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS