Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALPorto Velho recebe capacitação sobre incentivos fiscais para áreas sociais

Porto Velho recebe capacitação sobre incentivos fiscais para áreas sociais

Formação é voltada à capacitação de gestores, representantes de instituições sociais e empresas

O programa “Capacitar Porto Velho”, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), a Jirau Energia e a Engie Brasil Energia, teve início na quarta-feira (22) e segue até esta quinta-feira (23), às 17h30, no auditório da Faculdade Unisapiens – Sapiens, em Porto Velho.

A iniciativa integra o programa Parcerias do Bem e tem como objetivo capacitar gestores, representantes de instituições sociais e empresas sobre os principais mecanismos de incentivos fiscais aplicados a projetos sociais.

Empresas conectadas tendem a multiplicar, destacou Luciane Pedro

Durante a formação, os participantes aprendem como parte dos impostos pagos pode ser destinada a iniciativas sociais nas áreas de cultura, esporte, saúde, reciclagem e assistência social. São abordadas leis e programas como a Lei Rouanet, Lei da Reciclagem, Lei de Incentivo ao Esporte, Pronas/PCD, Pronon, além dos Fundos da Criança e do Adolescente e Fundos da Pessoa Idosa.

“Com o Programa Parcerias do Bem, reforçamos a crença de que empresas conectadas pelo mesmo propósito podem multiplicar o impacto de suas ações em prol das comunidades. O Capacitar reflete o compromisso da Engie com a responsabilidade social e o desenvolvimento das regiões onde atua”, destacou Luciane Pedro, gerente de Responsabilidade Social da Engie.

Nosso objetivo é ensinar as entidades a captar recursos, destacou Juliana Silva

O Capacitar Porto Velho mostra como empresas e pessoas físicas podem destinar parte do imposto de renda a projetos sociais que atendem crianças, adolescentes e idosos. É uma forma do governo permitir que o contribuinte invista diretamente em causas sociais”, explicou Mariana Kadletz, da empresa Incentive, responsável pela execução do evento.

“Nosso objetivo é ensinar as entidades a captar recursos por meio das leis de incentivo. Os palestrantes vão orientar sobre como elaborar projetos, buscar editais e aproveitar oportunidades em diferentes esferas — federal, estadual e municipal”, afirmou Juliana Silva, coordenadora de Socioeconomia da Jirau Energia.

“Para nós da Semias, essa parceria representa mais oportunidades de oferecer serviços e projetos que cheguem a quem mais precisa. Com o apoio da Jirau e da Engie, e o compromisso do prefeito Léo Moraes, queremos ampliar essas ações”, disse a secretária Lucília Muniz de Queiroz.

“A participação dos servidores municipais é essencial para fortalecer a gestão pública e ampliar o impacto das políticas sociais. Compreender as leis de incentivo fiscal permite que o poder público atue também como articulador de soluções sociais, transformando a realidade local”, completou a secretária.

Texto: Adaides Batista
Fotos: Semias e Felipe Bonanzini

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS