Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALPrefeitura realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama no Prédio do...

Prefeitura realiza palestra sobre prevenção ao câncer de mama no Prédio do Relógio

A ação reforça a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e uma das principais causas de morte por câncer. No entanto, quando detectado precocemente, o tratamento tem maior chance de sucesso e cura.

Por isso, nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Porto Velho, promoveu uma palestra educativa voltada para a prevenção do câncer de mama. O auditório do Prédio do Relógio, ficou lotado e as mulheres acompanharam a palestra com o tema Outubro Rosa: Juntas na luta contra o câncer de mama.

A palestra foi conduzida pela médica do trabalho, Marciana Fróio, que destacou a importância da campanha Outubro Rosa e ainda esclareceu dúvidas e orientações sobre cuidados essenciais para a saúde das mamas.

Durante a palestra, a médica reafirmou a prática do autoexame, a realização regular da mamografia e a adoção de hábitos de vida saudáveis. Também foram abordados os fatores de risco e a necessidade de acompanhamento médico constante e principalmente o cuidado durante o ano todo, não apenas no mês de outubro.

Prevenir o câncer de mama é um ato de amor e cuidado, destacou Marciana Fróio

“Eu fico feliz em ver esse auditório lotado de mulheres que são preocupadas com a saúde. Porque prevenir o câncer de mama é um ato de amor e cuidado com a saúde. Eu quero lembrar para vocês que, quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura. Nosso alerta é que vocês se cuidem e busquem especialistas quanto antes”, reforçou a palestrante.

Além de promover o conhecimento sobre a prevenção do câncer de mama, a palestra proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado, fortalecendo o vínculo entre a gestão e a população. A ação reforçou a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce, inspirando atitudes de atenção e amor à vida.
Com esse encontro, a Prefeitura de Porto Velho reforça seu compromisso com a saúde da população, servidores e público em geral, promovendo ações que incentivem a conscientização e o autocuidado, especialmente entre as mulheres. A palestra reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

Palestra proporcionou um espaço de diálogo e aprendizado

Além de salvar vidas, a prevenção contribui para que as mulheres mantenham sua saúde e bem-estar, reduzindo o sofrimento causado pela doença e pelos tratamentos. Adotar hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar, diminui a probabilidade de desenvolver a doença”, finaliza Marciana Fróio.

A CAMPANHA

A campanha Outubro Rosa teve origem nos Estados Unidos, na década de 1990, como uma iniciativa para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. A ideia principal era criar um movimento que unisse mulheres, profissionais da saúde e organizações para informar e mobilizar a população sobre a prevenção da doença.

É uma campanha internacional realizada anualmente durante o mês de outubro, que tem como objetivo principal conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama um dos tipos de câncer que mais afetam as mulheres no mundo.
Durante todo o mês, diversas ações são promovidas para informar, educar e incentivar as mulheres a adotarem hábitos saudáveis, realizarem o autoexame e buscarem exames clínicos e mamografias regularmente.

Texto: André Oliveira
Fotos: André Oliveira

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS