Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioESTADOSistema Defesa Civil Alerta será acionado em demonstração pelo governo de RO...

Sistema Defesa Civil Alerta será acionado em demonstração pelo governo de RO neste sábado, 20

O acionamento ocorrerá nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, com emissão de alerta sonoro e notificação nos celulares da população

Em caráter de demonstração o Sistema Defesa Civil Alerta será acionado neste sábado às 14h20 pelo governo de Rondônia. O acionamento ocorrerá nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, com emissão de alerta sonoro e notificação nos celulares da população. A Defesa Civil Estadual  Alerta utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular e tem como objetivo complementar as ferramentas já existentes de aviso e alerta, prevenindo os impactos de desastres naturais ou tecnológicos. O sistema enviará mensagens claras e diretas às pessoas que se encontrarem em áreas de risco iminente, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo dentre outros.

O alerta será transmitido por meio da tecnologia conhecida como “Alerta de Emergência Sem Fio”

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o sistema é uma iniciativa que previne riscos e pode salvar vidas, principalmente para as pessoas que vivem próximas aos rios ou em regiões com maior probabilidade de incidentes naturais.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado, através do Coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, reforçou que a ação ocorrerá em todo o Brasil, “O trabalho é coordenado pela Defesa Civil Nacional, em parceria com a Defesa Civil Estadual e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O alerta chegará a todos os dispositivos compatíveis localizados na área de cobertura 4G e 5G, sem necessidade de cadastro prévio.”

O alerta será transmitido por meio da tecnologia conhecida como “Alerta de Emergência Sem Fio”, que envia mensagens diretamente para os celulares das pessoas em áreas de risco. A mensagem aparecerá na tela do aparelho, mesmo que ele esteja em uso, e poderá vir acompanhada de um sinal sonoro semelhante a uma sirene, a depender da gravidade da situação.

É importante destacar que esta ação é apenas uma demonstração do sistema, que será utilizado em casos reais de emergência para proteger e orientar a população.

Governo do Estado de Rondônia

MAIS ACESSADAS