Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioPOLÍTICAAssembleia Legislativa promove campanha do Setembro Amarelo para servidores

Assembleia Legislativa promove campanha do Setembro Amarelo para servidores

Mobilização visa reforçar a importância da prevenção ao suicídio e da valorização da vida.

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), por meio da Secretaria de Modernização da Gestão, realizou, nesta quinta-feira (18), uma ação voltada aos servidores da Casa em alusão à campanha do Setembro Amarelo. A mobilização visa reforçar a importância da prevenção ao suicídio e da valorização da vida.

Neste ano, a Alero adotou o tema do Centro de Valorização da Vida (CVV), “Conversar pode mudar vidas”, que ressalta o diálogo como uma ferramenta essencial para acolher aqueles que sofrem em silêncio. A proposta é estimular a conscientização e a empatia, criando espaços de escuta e apoio, fundamentais para que pessoas em sofrimento emocional busquem ajuda.

Servidores receberam informativo sobre a campanha (Foto: Secretaria de Modernização ALE/RO)

A equipe da Secretaria de Modernização, composta também por psicólogos, percorreu os setores da Casa distribuindo materiais informativos e dialogando com os servidores. Durante a ação, foi destacado que, em uma sociedade que valoriza a produtividade e o individualismo a qualquer custo, muitos acabam negligenciando aspectos importantes da saúde emocional. Nesse contexto, falar sobre dor, angústia e sofrimento ainda é visto como tabu.


Equipe da Modernização percorreu os setores da Casa distribuindo materiais informativos e dialogando com servidores (Emilly Marques I Secom ALE/RO)

“Tenha empatia. Se a pessoa quiser falar, escute, mostre que você se importa com ela. Não julgue. Não menospreze o que a pessoa está sentindo. Não diga que é frescura ou mimimi. Encoraje a pessoa a procurar ajuda profissional”, enfatizou o psicólogo da Alero, José Danilo Rangel.

O assistente legislativo Luis Carlos de Castilhos reforçou a importância da iniciativa: “Essa campanha é fundamental, pois muitas pessoas sofrem em silêncio. Elas precisam ser ouvidas e acolhidas, e não deixadas de lado”.

Desconstruindo mitos sobre o suicídio

• Mito: o suicídio é uma decisão individual, já que cada um tem pleno direito a exercer o livre arbítrio.

 Verdade: a maioria das pessoas com ideação suicida apresenta algum transtorno mental que altera a percepção da realidade e interfere na capacidade de tomar decisões.
 

• Mito: quando uma pessoa pensa em se suicidar, terá risco pelo resto da vida.

 Verdade: o risco pode ser tratado e, após o devido cuidado, a pessoa pode não estar mais em perigo.
 

• Mito: pessoas que ameaçam se matar não cumprem o que dizem, apenas querem chamar atenção.

 Verdade: a maioria das pessoas dá sinais ou fala sobre suas ideias de morte, muitas vezes aos profissionais de saúde.

• Mito: se uma pessoa deprimida, que pensava em suicídio, parece melhor, o problema passou.

 Verdade: alguém em sofrimento pode aparentar melhora após já ter tomado a decisão, o que aumenta o risco.
 

• Mito: falar sobre suicídio pode aumentar o risco.

 Verdade: falar sobre o assunto não aumenta o risco. Pelo contrário, conversar pode aliviar a angústia e a tensão.
 

Neste ano, a Alero adotou o tema do Centro de Valorização da Vida: “Conversar pode mudar vidas” (Foto: Secretaria de Modernização ALE/RO)

Onde buscar ajuda

Em várias cidades de Rondônia, há Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e faculdades com atendimento psicológico gratuito. Além disso, tem o Centro de Valorização da Vida, que atende no telefone 188 e presta apoio emocional gratuito, disponível 24 horas por dia.

Texto: Eliete Marques I Jornalista Secom ALE/RO
Foto: Emilly Marques I Secom ALE/RO e Secretaria de Modernização ALE/RO

MAIS ACESSADAS