Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioPOLÍTICAAssembleia Legislativa aprova Projeto de Lei em reconhecimento ao tempo de serviço...

Assembleia Legislativa aprova Projeto de Lei em reconhecimento ao tempo de serviço dos servidores da Casa durante a pandemia

O projeto corrige uma distorção que impactava diretamente direitos funcionais, como aposentadoria e progressões de carreira.

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 58/2025, de autoria da Mesa Diretora, que garante o cômputo do tempo de serviço prestado pelos servidores da Casa durante o estado de calamidade pública provocado pela pandemia da Covid-19.

O presidente da Alero, deputado Alex Redano (Republicanos) que liderou a tramitação da matéria, ressaltou o caráter de justiça da proposta. “Esse projeto visa beneficiar os nossos servidores que foram penalizados durante a pandemia. Eles continuaram trabalhando, mesmo diante das dificuldades, e agora terão esse período reconhecido oficialmente. É uma forma de valorização e de corrigir uma injustiça”, afirmou Redano.

Segundo o parlamentar, muitos servidores atuaram em regime remoto ou híbrido e mantiveram a estrutura da Assembleia funcionando durante o período crítico da crise sanitária. Ainda assim, esse tempo havia sido desconsiderado para fins legais, o que gerou prejuízos em direitos como aposentadoria, triênios e outros benefícios funcionais.

Com a aprovação, o impacto será direto e positivo para dezenas de servidores que aguardavam essa medida. A iniciativa também reforça o compromisso da atual gestão da Alero com a valorização do funcionalismo público e o reconhecimento da dedicação dos profissionais da Casa. O projeto foi aprovado por unanimidade e teve parecer favorável nas comissões competentes, destacando sua constitucionalidade e relevância social.


Texto: Mateus Andrade | Jornalista
Foto: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO

MAIS ACESSADAS