Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioGERALJustiça do Trabalho de Portas Abertas aproxima estudantes da prática jurídica

Justiça do Trabalho de Portas Abertas aproxima estudantes da prática jurídica

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) recebeu estudantes de Direito da Faculdade São Lucas de Porto Velho, em 29 de agosto, no programa “Justiça do Trabalho de Portas Abertas”. A iniciativa busca aproximar os futuros juristas da prática e do funcionamento da Justiça Trabalhista.

Durante a visita guiada, os estudantes participaram de uma sessão do Pleno, acompanharam julgamentos e o trabalho dos desembargadores e desembargadoras. O presidente do TRT-14, des.Ilson Alves Pequeno Junior, deu as boas-vindas e destacou a importância da experiência, em seguida deu a palavra a diretora da Escola Judicial, des.Maria Cesarineide de Souza Lima, que ressaltou a relevância da interação entre a Justiça e os acadêmicos.

Podcast exclusivo

De forma inédita, os estudantes escutaram a um podcast sobre um caso que foi julgado momentos antes pelo Pleno, que tratava de dispensa por justa causa, com foco em assédio sexual e doenças ocupacionais. O material funcionou como uma verdadeira aula complementar, levando os estudantes a refletirem sobre a complexidade das relações de trabalho e sobre o papel da Justiça na mediação de conflitos tão delicados.

A professora Marlen de Oliveira, responsável pela turma, elogiou a iniciativa e a oportunidade de aprendizado.

“Essa prática fortalece a formação acadêmica e desperta o interesse por uma área do Direito que faz parte do cotidiano de todos nós, seja como trabalhadores, empregadores ou futuros operadores da Justiça. Agradeço imensamente ao TRT-14 pela oportunidade e pelas portas abertas às próximas gerações de profissionais do Direito.”

Experiências dos estudantes

A experiência foi marcada pelo entusiasmo dos futuros operadores do Direito.

“Foi uma oportunidade única acompanhar de perto uma sessão e entender melhor o papel da Justiça do Trabalho”, disse Ana Carolina, do 8º período.

Para Bob Marley, do 10º período, a vivência presencial trouxe novos aprendizados: “Já tinha acompanhado sessões virtuais, mas estar aqui presencialmente foi enriquecedor”.

Tainá Santos de Melo, do 9º período, destacou a inspiração ao ver o trabalho dos desembargadores em plenário.

Deyson Moret do Vale, do 8º período, reforçou a relevância da experiência: “Ver na prática como as decisões impactam a vida das pessoas é algo que marca nossa formação”.

Além da sessão, os alunos conheceram outros setores do tribunal. Guiados pela secretária-geral Judiciária, Alessandra Felizardo, a visita incluiu a Secretaria-Geral da Presidência e o Espaço Memorial que abriga o acervo histórico do regional.

A coordenadora de Gestão Documental, Arquivo e Memória do Tribunal, Raimunda Pedraça, destacou aos estudantes a importância da preservação da história da Justiça. “Cada objeto aqui conta uma parte da nossa história. Vocês estão caminhando por décadas de decisões e trajetórias que ajudaram a construir a Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre”.

Para o presidente Ilson Pequeno, ao promover espaços de escuta e interação com o público, o TRT-14 reafirma os princípios da publicidade dos atos administrativos e da responsabilidade social, pilares que sustentam a atuação da instituição.

Rondônia Dinâmica

MAIS ACESSADAS