Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioPOLICIALPor punição, criança autista ficar por mais de uma hora no sol,...

Por punição, criança autista ficar por mais de uma hora no sol, mãe registra ocorrência

O fato teria ocorrido na quarta-feira, 20 em uma unidade da rede municipal de ensino

A mãe de um aluno com transtorno do espectro autista, da rede municipal de ensino de Ji-Paraná, denunciou na delegacia de Polícia Civil uma escola por ter deixado o seu filho, supostamente, por mais de uma hora, sentado com a temperatura elevada, apenas por ele ter se recusado em fazer a tarefa ministrada pelo professor (a). O fato deixou a família da vítima revoltada, sem conseguir entender o porquê da atitude de um dos membros da unidade de ensino. A natureza da ocorrência registrada está como comunicado.

De acordo com a genitora, o fato teria ocorrido no último dia 20, quarta-feira, e segundo a mesma, durante a aula, pelo filho teria recusado em fazer a tarefa, o professor (a) que teria pedido para o menino ser encaminhado à direção, o que é o correto e normal, porém, a criança teria sido deixado sentado em um banco no sol escaldante, por mais de uma hora. Segundo a ocorrência, o horário teria sido entre às 14h e 16h30, tendo ele ficado supostamente sozinho, sem água e sem auxílio ou orientação alguma.

Ainda segundo o relato, ninguém teria ajudado a criança e, até mesmo alguns servidores teriam passado por ele e supostamente falado: “Menino que não faz tarefa vem pra cá tomar um solzinho e pensar”. Afirmou a mãe o Boletim de Ocorrências.

A mãe afirmou que o filho é uma criança tranquila apesar da sua atual condição médica, não tendo ele questionado e não levantado em nenhum momento, apenas obedeceu à ordem ‘maldosa’ e ‘inaceitável’ da possível “orientadora” da escola. E comentou: “Porque ele ficou no sol, sozinho, sem auxílio ou orientação, sem água e passando mal? tantos funcionários passaram e ninguém fez nada. Isso é inaceitável, não ficará impune!”, garantiu.

A mãe prometeu procurar o Ministério Público Estadual (MPE) de Ji-Paraná, com objetivo de obter responsabilização. Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Educação (Semed) de Ji-Paraná, publicou nas redes sociais uma Nota de Repúdio, assinada pelo Secretário Titular, Robson Casula, nela, ele afirma ter determinado abertura de inquérito para a apuração do fato.

LEIA ABAIXO NOTA DE REPÚDIO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:

Portal SGC

MAIS ACESSADAS