Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioPOLÍTICAAlero comemora Dia do Estagiário com palestra de Luiz Felipe Pondé e...

Alero comemora Dia do Estagiário com palestra de Luiz Felipe Pondé e Fabrício Carpinejar

O evento aconteceu nesta segunda-feira (18), no auditório da Casa de Leis.

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) celebrou nesta segunda-feira (18) o Dia do Estagiário, com uma programação especial no auditório da instituição. O evento, que se estendeu pela manhã e tarde, teve como objetivo oferecer um espaço de aprendizado e reflexão sobre a carreira e os desafios do mundo do trabalho para os jovens profissionais. O ciclo de palestras incluiu nomes de destaque, como os filósofos Luiz Felipe Pondé e Fabrício Carpinejar.

A programação teve início na manhã, com a palestra de Pondé. Ele abordou temas como saúde mental, o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e a importância de ter um repertório de informações. Em sua fala, Pondé destacou que, apesar da modernidade, a essência humana permanece “pré-histórica” e ressaltou que a saúde mental se tornou um aspecto fundamental a ser cuidado na vida contemporânea.

Escritor Luiz Felipe Pondé palestrando na Assembleia Legislativa de RO (Fotos: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

A abertura do evento também contou com a apresentação do Coral Vozes do Legislativo, sorteio de livros e o anúncio de um projeto que visa dar prioridade no programa de estágio da Casa a estudantes com alto desempenho.

No período da tarde a palestra de Maria Eduarda, intercambista de 19 anos, deu abertura aos trabalhos. Ela destacou as vantagens educativas de praticar intercâmbio em outros países.

O presidente da Casa de Leis, deputado Alex Redano, marcou presença de forma online e parabenizou os estagiários pelo dia. “Parabenizo pelo dia do estagiário. Somos privilegiados por termos estagiários dedicados, estudiosos e que desempenham um ótimo trabalho”, destacou Redano. 

Escritor e filósofo Fabrício Carpinejar palestrando no Dia do Estagiário, no auditório da Casa de Leis (Fotos: Thyago Lorentz | Secom ALE/RO)

A programação seguiu com a palestra de Fabrício Carpinejar, escritor, poeta e comunicador. O tema abordado foi “Cuidar de si para crescer no mundo”, com foco em autocuidado, autocobrança, ansiedade, sensibilidade emocional e a busca por um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. O palestrante ressaltou a importância de olhar para dentro, valorizar a si mesmo e se desconectar do telefone para alcançar a felicidade e o sucesso. “A vida é uma conexão de cada vez. Felicidade é quando a mente e o corpo estão no mesmo lugar”, afirmou Carpinejar.

Por meio de ações como o Dia do Estagiário, o Parlamento tem buscado capacitar a nova geração de trabalhadores e reforçar sua missão de promover o bem-estar social e educacional. A iniciativa demonstra o papel da Casa de Leis como agente de transformação, contribuindo para a qualificação de estagiários e, consequentemente, para o futuro do estado.

MAIS ACESSADAS