Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCIDADESEstudo revela déficit bilionário em repasses federais aos municípios para estradas vicinais

Estudo revela déficit bilionário em repasses federais aos municípios para estradas vicinais

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) destaca um grave problema fiscal que compromete a infraestrutura local, com base em um levantamento divulgado nesta terça-feira (12), pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O estudo revela que os municípios brasileiros gastam cerca de R$ 3,6 bilhões por ano com a manutenção de parte das estradas vicinais, enquanto os repasses federais para essa finalidade somam apenas R$ 371 milhões anuais.

A insuficiência de recursos é histórica, comprometendo a mobilidade da população rural, o escoamento da produção agrícola e a própria economia. O estudo, que ouviu 2,6 mil municípios (46% de todo o país), identificou que o custo médio anual de manutenção é de R$ 10,9 mil para cada quilômetro de estrada vicinal, com os valores mais elevados sendo registrados na região Norte, onde o custo atinge R$ 14,3 mil por quilômetro.

Quando se estima a manutenção de toda a malha vicinal do país, a área de 2 milhões de quilômetros, os gastos anuais chegariam a R$ 20,4 bilhões. Para um tratamento ambiental adequado, o valor médio sobe para R$ 36 mil por quilômetro, o que implicaria em uma necessidade de R$ 70,9 bilhões somente para os municípios que participaram da pesquisa.

A AROM reitera seu compromisso com o fortalecimento do municipalismo, defendendo a necessidade de uma distribuição mais justa e suficiente de recursos federais para que os municípios de Rondônia e de todo o Brasil possam cumprir com suas obrigações e garantir uma infraestrutura rural digna e segura para a população.

Clique aqui e faça download do estudo completo.

Assessoria AROM

MAIS ACESSADAS