Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALRetirada de canteiro central ao lado do shopping já reflete em melhorias...

Retirada de canteiro central ao lado do shopping já reflete em melhorias para motoristas e pedestres

Medida da Prefeitura de Porto Velho trouxe mais fluidez ao trânsito, aumentou a segurança e ampliou o número de vagas de estacionamento, beneficiando quem passa ou trabalha na região

Há cerca de quatro meses, a Prefeitura de Porto Velho realizou uma mudança significativa em uma das vias mais movimentadas da cidade: a retirada do canteiro central ao lado do Porto Velho Shopping. A ação, planejada e executada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), teve como objetivo melhorar o fluxo de veículos, garantir mais segurança para pedestres e ampliar a acessibilidade na região.

O trecho, antes marcado por congestionamentos, principalmente nos horários de pico, agora conta com uma circulação mais fluida, beneficiando condutores e quem precisa estacionar no entorno. Com a nova sinalização, foram criadas 19 vagas para carros e 11 para motos, facilitando a vida de quem visita ou trabalha próximo ao shopping.

A população já sente os efeitos positivos da mudança. O operador de máquinas Leno da Silva, que passa pelo local quase todos os dias, destaca o impacto direto no trânsito. “Depois que tiraram o canteiro, ficou muito mais fácil de passar por aqui. Antes era um aperto, engarrafava demais, principalmente no fim do dia. Agora tá bem melhor, a Prefeitura acertou em cheio nessa mudança.”

Clebson Monteiro visitava a cidade pela primeira vez e elogiou a iniciativa

A fluidez no tráfego não foi a única melhoria percebida. Clebson Monteiro, motorista que visitava a cidade pela primeira vez, elogiou a iniciativa. “Eu e minha esposa somos de Sergipe, é a primeira vez que viemos a Porto Velho. A gente colocou o carro ali fora, com sombra, tranquilo. Achei uma boa ideia, facilita muito. Outras cidades podiam copiar esse tipo de ação.”

A medida também tem agradado quem mora ou trabalha nos arredores. A operadora de caixa Ângela Nogueira, que costuma sair com os filhos e a mãe nas tardes mais quentes, destacou a praticidade de encontrar uma vaga com sombra. “Eu vi a vaga e nem pensei duas vezes. Desci com meus filhos e minha mãe, e deu tudo certo. Estacionei ali na sombra e ainda agradeci mentalmente à Prefeitura. Isso faz toda diferença no dia a dia da gente.”

Ângela Nogueira destacou a praticidade de encontrar uma vaga com sombra

Já Maria Helena, dona de casa, elogiou tanto a nova organização do espaço quanto a gestão do prefeito. “Essa mudança foi muito bem-vinda. Estacionar aqui era quase impossível. Agora ficou mais acessível e seguro. E olha, o prefeito Léo Moraes está de parabéns por pensar na gente, no povo.”

Além da mobilidade, a segurança também é reforçada, atendendo a um pedido da Prefeitura, o Governo do Estado instalou totem da Polícia Militar nos arredores do shopping, o equipamento é conectado diretamente à Central de Operações Integradas (Ciop) e permitem que, com o toque de um botão, a população acione a PM em situações de emergência. A Empresa de Desenvolvimento Urbano de Porto Velho (Emdur) também instalou 13 postes ornamentais, garantindo a iluminação pública na região.

A medida reflete um compromisso direto com a qualidade de vida da população e com a modernização da infraestrutura urbana da capital. A via ganhou novo aspecto, mais funcionalidade e, sobretudo, mais segurança para motoristas e pedestres.

Texto: Jhon Silva
Foto: Jhon Silva

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS