Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALPrefeitura de Porto Velho avança na implantação do SEI para tornar mais...

Prefeitura de Porto Velho avança na implantação do SEI para tornar mais eficientes os serviços à população

Equipes da SMTI trabalham na inserção de dados e nas configurações do cadastro de cada órgão da gestão municipal

Com objetivo de otimizar a gestão documental e processual, proporcionando mais qualidade, celeridade e transparência nos serviços prestados à população, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação e Pesquisa (SMTI), trabalha na configuração do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O trabalho denominado de parametrização consiste em inserir os dados essenciais das secretarias municipais, como usuários, permissões, unidades organizacionais, siglas e hierarquias. “Essa etapa é fundamental para a implantação do sistema, pois envolve toda carga inicial de informações e a adaptação do SEI às necessidades específicas de cada órgão”, explica o titular da pasta, Cezar Marini.

Além da inserção de dados, é necessário configurar o cadastro de cada órgão da gestão municipal, unidades, cargos, tipos de documentos, processos e níveis de acesso. Também é preciso fazer a vinculação adequada de cada servidor ao seu respectivo perfil de permissão. O sistema ainda requer a personalização de dados institucionais, como siglas oficiais, páginas de autenticação e a estrutura hierárquica das unidades administrativas.

Parametrização é uma fase crucial para o funcionamento eficaz do SEI, explica o titular da pasta, Cezar Marini

A parametrização é considerada uma fase crucial para garantir o funcionamento eficaz do SEI, assegurando que todas as funcionalidades estejam alinhadas com a organização interna de cada entidade”, disse o superintendente.

IMPORTÂNCIA

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma solução para produção e gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos, desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e cedida gratuitamente para instituições públicas, com o objetivo de promover a eficiência administrativa.

A qualidade do sistema é atestada por todo arcabouço de benefícios que oferece, destacando-se por facilitar a integração com outros sistemas de processo eletrônico, melhorar a gestão e otimizar fluxos, permitindo o trabalho colaborativo, amplamente experimentado por diversos órgãos da federação que o utilizam.

SEI facilita o acesso à informação e agiliza a tramitação de processosPor se tratar de uma ferramenta que promove a eficiência, transparência e sustentabilidade na gestão de documentos e processos administrativos em órgãos públicos, o SEI facilita o acesso à informação, agiliza a tramitação de processos, reduz custos e ainda contribui para a preservação do meio ambiente, devido à significativa redução no consumo de papéis.

Para a população em geral, o sistema permite que os munícipes acompanhem o trâmite de processos e documentos de forma pública e transparente, quando permitido, através da internet, o que aumenta a acessibilidade e a participação cidadã.

Outros benefícios:

– Redução da burocracia: a tramitação eletrônica de processos agiliza a resolução de demandas, diminuindo a burocracia e o tempo de espera por respostas.
– Transparência e controle social: o acesso facilitado aos documentos e processos possibilitam maior controle social sobre as ações do poder público, promovendo a transparência e a accountability (responsabilidade).

“Em resumo, o SEI é uma ferramenta fundamental para a modernização da gestão pública, promovendo a eficiência, a transparência, a sustentabilidade e a participação cidadã, com impactos positivos tanto para a administração pública quanto para a população”, enfatizou Cezar Marini.

TESTES

Depois da fase de parametrização das informações de todas as secretarias, unidades da administração municipal, dados dos servidores, cargos e lotação, entre outros, será disponibilizado um ambiente de testes no próprio SEI da Prefeitura para os servidores que já realizaram o treinamento, habituarem-se com a ferramenta.

Paralelamente a isso, será feito um teste (piloto) na Procuradoria Geral do Município (PGM). E, finalmente, estando tudo funcionando como o programado, o sistema será colocado em utilização oficial, com previsão para a segunda quinzena de agosto deste ano.

Texto: SMTI/Augusto Soares
Foto: José Carlos/ Leandro Morais

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS