Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioSAÚDEPrefeitura de Porto Velho realiza ação de saúde em posto de combustível...

Prefeitura de Porto Velho realiza ação de saúde em posto de combustível com testagens e vacinação contra hepatites virais

Campanha leva atendimentos a caminhoneiros e trabalhadores do entorno em ação itinerante promovida pela Semusa

Julho é o mês de combate às hepatites virais e, para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou uma ação de saúde na última segunda-feira (21), no Auto Posto Papagaio, localizado na rua da Beira, bairro Nova Porto Velho.

A atividade feita no período noturno, foi promovida pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Semusa em parceria com a Comunidade Cidadã Livre (Comcil), com foco em oferecer testagens rápidas para detecção de HIV, AIDS, sífilis e hepatites virais, além de disponibilizar vacina da hepatite B e outras vacinas para atualização do cartão vacinal.

“Em caso positivo, a gente já tem medicamento disponível. Temos uma equipe médica, psicólogos, enfermeiros e residentes da Unir”, destacou Ivonete Ferreira, gerente da divisão de vigilância epidemiológica.

Em caso positivo, a equipe já tem medicamento disponível, destacou Ivonete Ferreira

A ação itinerante foi pensada especialmente para alcançar públicos que muitas vezes têm dificuldade de acesso a serviços de saúde, como caminhoneiros, profissionais do sexo e demais frequentadores dos postos de gasolina da região. O objetivo é ampliar o alcance das campanhas preventivas e garantir mais saúde e segurança para todos.

“A gente consegue abarcar três públicos em uma noite só. E isso é muito bom, porque fica uma ação bem mais ampla para toda a população, para quem está saindo do Estado, quem está chegando e quem está passeando”, disse Karen de Oliveira, coordenadora do Grupo Comcil.

Médica da atenção básica e sub-gerente do Núcleo de Ist’s/ Aids e Hepatites Virais, Ethianne Bastos

Além das testagens e imunizações, os profissionais de saúde também orientaram os participantes sobre a importância da prevenção, do uso de preservativos e da busca por acompanhamento médico em caso de diagnóstico positivo.

A médica da atenção básica e sub-gerente do Núcleo de Ist’s/ Aids e Hepatites Virais, Ethianne Bastos, explica o que são as hepatites virais e de que forma essas doenças afetam o organismo humano.

“A hepatite é causada por vírus, nós temos o A, B, C,D e E. Ela pode acometer o fígado, causando alguma inflamação. Cada hepatite tem o seu ciclo de vida, a hepatite B, ela com um tempo mais prolongado pode evoluir para um câncer hepático. A hepatite C, tem tratamento, tem cura, por isso que a gente fala para procurar uma unidade, realizar teste rápido, pelo menos uma vez ao ano”, concluiu Ethianne.

Hemilly Sena dá aulas de Jiu-Jitsu não deixou a oportunidade passar

O motorista de aplicativo Geni Alves de Lima aproveitou a ida ao posto de combustível para participar da ação de saúde. Ao perceber a movimentação no local, decidiu fazer os testes e se vacinar:

“Eu vim aqui, fiz o teste e, graças a Deus, deu tudo negativo. Mas pode ser que alguém esteja com hepatite B, C ou alguma outra doença sexualmente transmissível e nem saiba”, comentou.

Geni Alves aproveitou a ida ao posto de combustível para participar da ação de saúde

Já Hemilly Sena, que dá aulas de Jiu-Jitsu no espaço acima do posto de combustível, também não deixou a oportunidade passar. Assim que terminou a aula com os alunos, desceu para participar da ação. “Fiquei curiosa, vi o pessoal da academia tomando vacina e se informando. Aí aproveitei, peguei informações, tomei duas vacinas e fiz os testes rápidos”, relatou.

A ação também aconteceu no Auto Posto Carga Pesada (BR-364, km 3,5 – bairro Três Marias), na quarta-feira (23), e será realiazda no Auto Posto Mirian 2 (BR-364, km 6,5, s/n), no próximo dia 29 de julho.

A campanha faz parte das atividades do Julho Amarelo, mês dedicado à luta contra as hepatites virais em todo o Brasil, com foco na conscientização, prevenção e tratamento da doença, que muitas vezes é silenciosa e só apresenta sintomas em estágios avançados.

Texto: Nathalie Ventura
Foto: Diego Sousa

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

MAIS ACESSADAS