Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioESTADOGoverno de Rondônia discute concessão da Hidrovia do Rio Madeira

Governo de Rondônia discute concessão da Hidrovia do Rio Madeira

print sharing button

O governo de Rondônia realizou na segunda-feira (21), a 92ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), no Auditório Jerônimo Garcia de Santana, Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. O encontro reuniu autoridades estaduais, representantes federais e membros do setor produtivo para debater a concessão da Hidrovia do Madeira e alinhar ações para impulsionar a infraestrutura logística e econômica do estado.

O objetivo foi apresentar e detalhar os benefícios da concessão da hidrovia, considerada estratégica para o escoamento da produção, redução de custos logísticos e atração de investimentos. A ação é coordenada pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), que vem articulando tratativas junto ao governo federal para viabilizar o projeto, com apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do Ministério de Portos e Aeroportos.

O presidente da Soph, Fernando Parente, destacou que a modernização da Hidrovia do Madeira representa um passo essencial para o desenvolvimento logístico e econômico do estado. “A expectativa é grande, pois a medida vai garantir melhores condições de navegabilidade durante todo o ano, reduzindo os impactos de crises hídricas e combatendo a criminalidade na hidrovia. Isso vai permitir o escoamento de produtos como soja e milho de forma mais eficiente, fortalecendo ainda mais o setor produtivo de Rondônia, que vem crescendo expressivamente.”

PARCERIA

Durante o encontro, o titular da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes Dias Batista, salientou que a parceria entre o governo federal, estadual e a iniciativa privada é fundamental para garantir os investimentos e a gestão qualificada da Hidrovia do Madeira. “Essa parceria é importante para manter a gestão da hidrovia de forma perene, garantindo investimentos na sinalização, dragagem e outros serviços necessários. Isso vai permitir uma navegação mais segura e contínua ao longo do ano, gerando desenvolvimento, renda e trabalho para toda a região.”

O diretor da Antaq, Wilson Pereira de Lima Filho, frisou que o projeto de concessão da Hidrovia do Madeira vai garantir mais segurança, eficiência e competitividade para Rondônia. “A proposta prevê a manutenção de um canal navegável durante todo o ano, pontos de monitoramento para ampliar a segurança, além do funcionamento das estações de apoio sem cobrança de tarifas para embarcações de passageiros. Isso traz mais benefícios logísticos e fortalece o abastecimento no estado.”

NOVAS OPORTUNIDADES

Segundo o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e secretário-executivo do Conder, Lauro Fernandes, a expectativa é de que a concessão amplie investimentos em infraestrutura, modernize portos e crie novas oportunidades para o setor produtivo. “A Hidrovia do Madeira tem papel fundamental na logística nacional, e nosso trabalho é criar as condições para que ela seja cada vez mais eficiente”, enfatizou.

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Elias Rezende de Oliveira; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Franco Ono; além de instituições financeiras, empresários e demais membros do Conder.

por Rondôniagora

MAIS ACESSADAS