Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCIDADESGoverno de Rondônia entrega materiais para recuperação de 812 nascentes em Pimenta...

Governo de Rondônia entrega materiais para recuperação de 812 nascentes em Pimenta Bueno

A cerimônia oficial de lançamento do Projeto Recuperar está marcada para a próxima sexta-feira (30)

Com o objetivo de assegurar a oferta de água e garantir a preservação dos recursos hídricos, o Governo de Rondônia realizou a entrega de materiais para o isolamento de nascentes que serão contempladas pelo Projeto Recuperar, no município de Pimenta Bueno. A entrega foi realizada após a formalização do convênio entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e a Prefeitura de Pimenta Bueno, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A assinatura do acordo ocorreu em 3 de abril e oficializou a parceria voltada à recuperação de 812 nascentes localizadas na sub-bacia do Rio Pimenta Bueno.

Coordenado por técnicos da Coordenadoria de Floresta Plantada (CFP), o projeto visa à restauração de cursos d’água degradados por ações humanas, abrangendo toda a extensão do leito hídrico — da nascente até os limites da área urbana do município. Para a execução do projeto, o Governo de Rondônia, por meio da Sedam, investiu R$ 6.401.689,80. A Prefeitura de Pimenta Bueno destinou R$ 2.160.983,74 como contrapartida, totalizando um investimento de R$ 8.562.673,54.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância da iniciativa para o futuro hídrico da região. “Estamos realizando investimentos sólidos e responsáveis para proteger nossas nascentes e assegurar o abastecimento de água com qualidade para as próximas gerações. O Projeto Recuperar vai além de uma ação ambiental — representa um compromisso com a vida, com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar da população.”

O coordenador da CFP, Ari Valdir Lebkuchen Júnior, reforçou que cada etapa do projeto é planejada para garantir resultados duradouros: “A entrega desses materiais é fundamental para garantir a efetividade do isolamento das nascentes. Trabalhamos com planejamento e responsabilidade para restaurar áreas degradadas e fortalecer a proteção dos recursos hídricos de Rondônia.”

O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, também ressaltou a importância da cooperação entre os entes públicos: “A parceria entre Estado e município demonstra que é possível unir esforços em prol da sustentabilidade. Este investimento representa um marco na gestão ambiental de Rondônia, promovendo não apenas a recuperação do meio ambiente, mas também a conscientização e o engajamento da sociedade.”

Termo de Adesão será assinado durante cerimônia

A cerimônia de lançamento do Projeto Recuperar será realizada na próxima sexta-feira (30), às 8h30, no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, localizado na Rua Casemiro de Abreu, nº 237, em frente à Praça dos Pioneiros. Na ocasião, será assinado o Termo de Adesão e Compromisso ao projeto, além da apresentação das etapas de execução.

O evento contará com a participação de autoridades estaduais e municipais, representantes do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) e produtores rurais beneficiados. A iniciativa reforça o papel da preservação ambiental como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável da agricultura local.

Portal SGC

MAIS ACESSADAS