Palestras nas escolas, blitzes educativas, panfletagem e caminhada no Espaço Alternativo fazem parte da programação
A Prefeitura de Porto Velho realizará uma série de atividades a partir desta terça-feira (13), como parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. As ações também são alusivas à campanha Maio Laranja, voltada para a proteção contra os abusadores.
“Conclamamos a todas as pessoas de bem do nosso município, especialmente os pais e familiares em geral, que abracem essa causa. É dever e obrigação de todos combater esse grande mal que tantos problemas físicos e emocionais têm causado às nossas crianças e adolescentes. Precisamos defendê-las e garantir um futuro para elas”, disse a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), Lucília Muniz.
O objetivo da campanha Maio Laranja é mobilizar toda a sociedade, informar, sensibilizar e até mesmo convocar as pessoas a se engajarem na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, com uma atenção especial aos que sofrem violência sexual.

Segundo os dados divulgados pelo Fórum Nacional de Segurança Pública, a cada seis minutos ocorre um estupro no Brasil. Os números revelam ainda que 80% das vítimas violentadas são meninas, em sua maioria, negras.
AÇÕES
Dentre as atividades programadas e que serão realizadas pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), estão diversas palestras nas escolas da capital e distritos, oficinas para adolescentes e familiares sobre prevenção do abuso sexual.
Também estão previstas a realização de rodas de conversas, blitzes educativas, entrevistas nos meios de comunicação, panfletagem, esclarecimentos sobre a campanha e o 18 de maio, e caminhada no Espaço Alternativo.
Texto: Augusto Soares
Foto:
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)