Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCAPITALPrefeitura de Porto Velho destaca papel dos enfermeiros na Atenção Primária à...

Prefeitura de Porto Velho destaca papel dos enfermeiros na Atenção Primária à população

A data serve para evidenciar a importância dos profissionais na saúde pública do município

Celebrado em 12 de maio, o Dia do Enfermeiro é uma data significativa que homenageia os profissionais de enfermagem em todo o mundo. Esta data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, a fundadora da enfermagem moderna, que revolucionou a prática e a formação dos enfermeiros no século XIX.

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaca o fundamental papel desses profissionais diante do atendimento à população na Atenção Primária de Saúde no município. Os enfermeiros que atuam nas unidades prestam assistência aos pacientes e também desenvolvem medidas para restabelecer e preservar a saúde de todos.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), os enfermeiros desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, prevenção de doenças e no cuidado primário à população. Entre suas atribuições estão, por exemplo, a realização de consultas de enfermagem para avaliação do estado de saúde dos pacientes, administração de vacinas e medicamentos conforme prescrição médica ou do próprio enfermeiro, realização de curativos e procedimentos, entre outras ações.

Enfermeiros de urgência e emergência são a linha de frente do sistema de saúde

Ainda segundo a Semusa, os enfermeiros de urgência e emergência são a linha de frente do sistema de saúde, prontos para agir com rapidez e eficiência para salvar vidas. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), esses profissionais enfrentam situações de alta pressão, oferecendo cuidados especializados e decisivos em momentos críticos.

De acordo com o secretário da Semusa, Jaime Gazola, a data vai além da comemoração. Ela serve para mostrar para a sociedade sobre a importância do profissional da saúde pública. “Os nossos enfermeiros do município estão sempre na linha de frente do atendimento. Na Atenção Primária, por exemplo, o enfermeiro é a pessoa que tem o primeiro contato com a população”, disse o secretário.

Seja na atenção básica, onde promove a saúde e previne doenças, ou na urgência e emergência, onde responde com coragem e habilidade a situações críticas, o enfermeiro é um dos pilares do sistema de saúde.

“Quero aqui parabenizar nossos enfermeiros do município de Porto Velho e dizer que desde o primeiro dia de gestão estamos trabalhando para melhorar a saúde da nossa população. E nossos profissionais merecem todos os reconhecimentos e aplausos nessa data especial, já estamos fazendo e ainda vamos fazer muito mais”, finaliza Léo Moraes, prefeito de Porto Velho.

Texto: André Oliveira
Foto: Leandro Morais/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

MAIS ACESSADAS