Segunda-feira, Maio 12, 2025
spot_img
InícioCAPITALOuvidoria Geral do Município registrou 83 manifestações no mês de abril

Ouvidoria Geral do Município registrou 83 manifestações no mês de abril

Órgão contribui para aproximar os munícipes da atual gestão à frente da Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho e seus órgãos administrativos disponibilizam um importante canal de comunicação com a população. Trata-se da Ouvidoria Geral do Município (OGM), que exerce um papel essencial neste contato do Poder Executivo e dos cidadãos porto-velhenses, que buscam informações, fazer solicitações, dar sugestões e até mesmo denunciar, reclamar ou elogiar os serviços prestados à comunidade.

Em abril deste ano, a Ouvidoria registrou 83 manifestações e, no acesso às informações, foram 34 solicitações dos mais diversos segmentos da população e três recursos. A OGM está diretamente vinculada à Secretaria Geral de Governo (SGG) e recebe manifestações mediante a plataforma Fala.BR, um sistema desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União para atender às exigências da Lei nº 13.460/2017. Essa ferramenta permite que qualquer cidadão formalize sua manifestação, garantindo um processo transparente e eficiente.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode encaminhar pedidos de informação pelo Fala.BR, garantindo o direito de acesso a dados da administração municipal. Além da mediação de manifestações, a Ouvidoria também é responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), que permite a solicitação de dados públicos que não estão disponíveis no Portal da Transparência.

De acordo com o prefeito Léo Moraes, o trabalho da Ouvidoria Geral do Município contribui para o fortalecimento da transparência da gestão, é uma peça fundamental para que a Prefeitura trabalhe cada vez mais para atender aos anseios da população, desenvolvendo políticas públicas que possam transformar a cidade e melhorar a qualidade de vida para todos.

COMO ACESSAR A OUVIDORIA

A participação da população é essencial para garantir serviços públicos cada vez mais eficientes e transparentes em Porto Velho. Para registrar sua manifestação, o cidadão pode acessar a página oficial da Ouvidoria clicando aqui. Também é possível enviar e-mail para: ouvidoria@portovelho.ro.gov.br.

Texto: Humberto Oliveira
Foto: Vanessa Farias/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS