Sexta-feira, Maio 9, 2025
spot_img
InícioCAPITALOficina de Capacitação em Produção de Manivas de Mandioca fortalece agricultura familiar...

Oficina de Capacitação em Produção de Manivas de Mandioca fortalece agricultura familiar em Porto Velho

Oficina representa mais um passo no fortalecimento da agricultura familiar

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da mandioca em Rondônia, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), produtores rurais e profissionais da área participaram da Oficina de Capacitação em Produção de Manivas de Mandioca, promovida pela Embrapa Rondônia e Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia.

A oficina, realizada ao longo de três dias, foi voltada especialmente para técnicos agrícolas, agentes de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) e profissionais que atuam na defesa fitossanitária. A proposta é disseminar boas práticas, tecnologias atualizadas e conhecimentos científicos para impulsionar a produção de mandioca, cultura de grande importância socioeconômica para a agricultura familiar.

Durante a programação técnica, especialistas da Embrapa abordaram temas como diversidade genética da mandioca, multiplicação e doenças, identidade visual e práticas sanitárias, coleta, aclimatização, manejo e colheita, nutrição mineral, manejo de pragas, empreendedorismo no campo e registro de maniveiros.

Laís Mary destacou a importância da capacitação para os profissionais do setor

A engenheira agrônoma da Semagric, Laís Mary Lisboa de Lima, destacou a importância da capacitação para os profissionais do setor. “Capacitações como essa proporcionam um aprimoramento essencial para que os técnicos estejam atualizados com o que há de mais moderno na produção de manivas, garantindo maior eficiência e sustentabilidade para os produtores rurais do município”, afirmou.

O secretário municipal de Agricultura, Rodrigo Ribeiro, ressaltou a importância das parcerias interinstitucionais na promoção de capacitações voltadas ao desenvolvimento rural. “Temos buscado cada vez mais aproximar a Semagric de instituições como a Embrapa, Emater e o Senar, porque sabemos que o conhecimento técnico é a chave para transformar o campo. Essa oficina mostra como as parcerias certas podem gerar resultados concretos para os nossos agricultores”, frisou.

Já o pesquisador da Embrapa Rondônia na área de mandiocultura Rogério Costa, enfatizou a relevância do conhecimento científico para alavancar a produção. “Ao capacitar técnicos e agentes de ATER, conseguimos multiplicar o conhecimento em larga escala. A mandioca é uma cultura estratégica e, com o uso das tecnologias corretas, podemos aumentar a produtividade e a qualidade do produto final”, explicou.

A oficina representa mais um passo no fortalecimento da agricultura familiar e no compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável no campo.

A capacitação ocorreu no auditório da Faperon em Porto Velho, e contou com o apoio da Faperon/Senar, MAPA/Sebrae, Emater, Seagri e Semagric.

Texto: Jean Carla Costa
Foto: Delcimar Fragoso

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS