Domingo, Maio 4, 2025
spot_img
InícioESTADOSTF mantém investigação sobre propina na construção da Usina de Santo Antônio,...

STF mantém investigação sobre propina na construção da Usina de Santo Antônio, em Porto Velho

Decisão atinge diretamente o ex-deputado Eduardo Cunha, investigado por suposto favorecimento à Odebrecht em obras da usina no Rio Madeira

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter sob sua responsabilidade a supervisão de dois inquéritos que apuram supostos pagamentos de propina ligados à construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho. As investigações envolvem a empreiteira Odebrecht (atualmente Novonor) e políticos como o ex-deputado Eduardo Cunha, suspeito de favorecer a empresa por meio de sua influência na antiga Eletrobras Furnas.

Cunha pediu que o caso fosse enviado à Justiça Eleitoral de São Paulo ou à Justiça Federal do Distrito Federal, alegando que os valores teriam sido usados em campanhas eleitorais. A solicitação foi rejeitada por todos os ministros do STF. A maioria da Corte decidiu, por iniciativa própria, aplicar o novo entendimento sobre foro privilegiado, que permite a permanência do caso no Supremo mesmo após o fim do mandato, desde que os crimes tenham ligação com o exercício do cargo.

Os inquéritos tratam de suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro durante a contratação da Odebrecht para obras em Rondônia. A usina de Santo Antônio é uma das maiores do país e parte do chamado Projeto Madeira, que também inclui a usina de Jirau.

Por: As informações são do site Rondônia Dinâmica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS