Início GERAL PROTEÇÃO: Bióloga brasileira vence o ‘Oscar Verde’ por proteção de onças

PROTEÇÃO: Bióloga brasileira vence o ‘Oscar Verde’ por proteção de onças

A bióloga Yara Barros recebeu o Whitley Award for Nature, prêmio que prestigia ações de conservacionistas ao redor do planeta

A relação entre a bióloga brasileira Yara Barros, 59, e as onças-pintadas começou por acaso. Especialista em aves, ela recebeu um convite para assumir um projeto de pesquisa sobre os grandes felinos no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, em 2018. E foi só conhecer a onça ‘Croissant’ que foi amor à primeira vista. 
 
Passados oito anos desde o primeiro contato com Croissant e todo um trabalho desenvolvido para a proteção dos maiores felinos das Américas, Yara Barros conquistou, nesta quarta-feira, 30, o Whitley Award for Nature. 

Popularmente conhecida como ‘Oscar Verde’, a premiação, sediada em Londres, na Inglaterra, prestigia ações de preservação da natureza desenvolvidas por conservacionistas de todo o mundo. Além do título, a cientista recebeu 50 mil libras (R$ 370 mil, na conversão atual) para o desenvolvimento de seus projetos ao longo do ano.
 
Atualmente, Yara atua como coordenadora-executiva do projeto Onças do Iguaçu, que visa à preservação das onças-pintadas como espécie-chave da biodiversidade do parque nacional.  
 
“Costumamos dizer que onde tem onças, tem vida. Se a mata está boa o suficiente para garantir uma população de onças a longo prazo, ela também está boa para uma série de outras espécies”, disse em entrevista ao Terra. 
 
Com as onças-pintadas no papel de protagonistas da biodiversidade, a bióloga destaca o trabalho feito em prol da conscientização coletiva sobre a relevância da espécie para o ecossistema.  
 
“A missão do projeto é a conservação da onça como uma espécie-chave para a biodiversidade. Mas a visão é de pessoas, onças e parque prosperando juntos. Então temos um forte componente com a comunidade porque muito do medo vem justamente da falta de conhecimento sobre a espécie”, explica. 

Fonte: Terra

Exit mobile version