Quarta-feira, Abril 30, 2025
spot_img
InícioESTADOTratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez...

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é uma política pública que garante a pacientes de Rondônia o acesso aos procedimentos especializados em outros estados

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação e enfrentou quatro meses internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Durante esse período delicado, foi acometido por meningite, condição que deixou sequelas profundas: má formação das cócleas e uma surdez causada por neuropatia cerebral. Ainda assim, Arthur segue vencendo os desafios da vida com o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), coordenado pela

Arthur, de seis anos, emociona com sua história de superação e cuidados garantidos pelo SUS e Sesau

Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), conforme a Portaria nº 55, de 24 de fevereiro de 1999.

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é uma política pública que garante a pacientes de Rondônia o acesso aos procedimentos especializados em outros estados, quando esgotadas as alternativas no seu estado de origem. Por meio deste programa, o Arthur tem realizado tratamento na Universidade de São Paulo (USP), onde tem alcançado o seu desenvolvimento auditivo e de fala.

Entre janeiro e março deste ano, o TFD registrou 693 solicitações de processos, com 677 deferimentos, o que corresponde a uma taxa de aprovação de 97,7%. Esse alto índice de resposta positiva reflete a eficiência e o comprometimento do governo de Rondônia com as necessidades da população. Durante esse período, foram emitidas 13.566 passagens (ida e volta), abrangendo transporte aéreo e terrestre: 8.255 passagens aéreas para pacientes, 7.824 passagens aéreas para acompanhantes, 312 passagens terrestres para pacientes e 175 terrestres para acompanhantes. O mês de fevereiro foi o que registrou o volume de passagens aéreas para pacientes, com 2.804 emissões, refletindo o aumento da demanda e a capacidade de resposta do programa.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, histórias como estas são, além de exemplos de superação, demonstrações de como o governo tem oportunizado avanços por meio de investimentos em saúde pública. “Nos sentimos honrados ao ver o estado proporcionar que uma família tenha não só seus direitos garantidos, mas também a oportunidade dessa criança conseguir conviver socialmente”, evidenciou.

Com apoio do TFD, Arthur avança na audição e emociona com a força de sua mãe, Laura Chíxaro

Mesmo com pouca idade, Arthur já foi submetido à cirurgia de implante coclear no ouvido esquerdo. Este procedimento favoreceu parte do desenvolvimento auditivo. Laura Chíxaro, mãe do Arthur, afirma que a expectativa é de que, com a futura cirurgia no lado direito, ele alcance até 93% da audição da voz humana, saindo de uma surdez profunda estimada em 107%. “Arthur é uma promessa. Eu acredito no potencial dele, me empenho e invisto muito no seu desenvolvimento. Eu sou estudante de enfermagem, trabalho como doula e sou apaixonada pela área da neonatologia por conta do amor ao meu filho.”

Laura, além disso, é mãe atípica, e comenta como o TFD oferece auxílio nos desafios de criar uma criança neurotípica e surda. “Nunca fomos desamparados pelo estado. Sempre que buscamos nosso direito, fomos acolhidos com dignidade, com suporte completo — do tratamento à hospedagem em outro estado”, afirma.

A médica Celma Calixto, coordenadora do TFD, ressalta o impacto do programa. “O TFD proporcionou esperança e oportunidade para essa família. Nosso objetivo é permitir que crianças como o Arthur cresçam e se desenvolvam em seu maior potencial, atingindo seus objetivos como cidadãos dentro de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca.

A próxima etapa do tratamento de Arthur será a realização de novos exames e consultas médicas, com o objetivo de agendar a cirurgia no ouvido direito, ainda no primeiro semestre deste ano.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressalta que, o Sistema Único de Saúde proporciona qualidade de vida aos pacientes que necessitam do programa, por meio da Sesau. “A gestão do estado tem acompanhado a história da família e de tantas outras, assistindo-as, além de investir na importância de políticas públicas efetivas no cuidado com a vida da população”, pontuou. 

Governo do Estado de Rondônia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS