Servidor municipal pode entrar em contato pelo telefone (69) 9 9247-4961 ou comparecer diretamente ao Cerest
No Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, a Prefeitura de Porto Velho destaca o compromisso com o bem-estar dos servidores municipais, valorizando o cuidado com quem trabalha diariamente pelo funcionamento dos serviços públicos da capital.
Entre as ações voltadas à saúde do trabalhador, está o atendimento prestado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), uma unidade vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que atua como um importante suporte de promoção, prevenção e assistência em saúde para os servidores e demais trabalhadores de Porto Velho.
O Cerest funciona como uma unidade de referência para acolher trabalhadores por meio de encaminhamentos realizados pelas unidades de saúde, conselhos, sindicatos e outras instituições. O principal objetivo é prestar assistência de forma satisfatória e humanizada, acompanhando cada caso individualmente e garantindo a continuidade do cuidado com encaminhamentos à rede de saúde, sempre que necessário. A missão da unidade é não deixar nenhum servidor ou trabalhadora sem atendimento.
Com uma equipe multiprofissional, o Cerest oferece suporte com psicólogo, médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, odontólogo, agente de endemias e fonoaudiólogo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dom Pedro II, entre as avenidas Elias Gorayeb e Jorge Teixeira.
Os servidores municipais têm acesso a uma variedade de serviços voltados à saúde física e mental, incluindo exames periódicos como exames de sangue, eletrocardiograma, audiometria e exame físico.
Além disso, o Cerest realiza ações voltadas ao cuidado integral, como assistência em exercícios ergonômicos, prevenção ao uso de álcool e drogas, levantamento da taxa de absenteísmo, bem como atividades de promoção, prevenção e educação em saúde — inclusive voltadas ao cuidado com os próprios cuidadores da saúde pública.
De acordo com Valdir Alves do Nascimento, enfermeiro do trabalho e coordenador do Cerest em Porto Velho, o cuidado com os servidores vai além da rotina de atendimentos. “Sim, o cuidado com o servidor é importante, até porque são profissionais que cuidam de outros trabalhadores. Então, precisam estar bem para desempenhar essas funções tão relevantes. E nós da Semusa estamos sempre sensibilizados a cuidar desses servidores e servidoras”, destaca.
Com mais de 4.300 servidores vinculados à Semusa, a Prefeitura realiza, sempre que necessário, o atendimento in loco nas próprias unidades de saúde, intensificando o acesso dos trabalhadores aos serviços e garantindo que, caso haja necessidade de atendimento especializado, o encaminhamento seja feito de forma regulada pela rede pública.
Como o servidor pode ter acesso ao serviço:
No primeiro momento, o servidor pode entrar em contato pelo telefone (69) 9 9247-4961 ou comparecer diretamente ao Cerest, na Rua Dom Pedro II, entre Elias Gorayeb e Jorge Teixeira, das 8h às 17h.
Texto: Jhon Silva
Foto: Arquivo
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)