Ação no Parque da Cidade envolveu plantio de mudas e conscientização ambiental com participação de 55 alunos da Escola Estadual Flora Calheiros
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do Departamento de Políticas Públicas para a Juventude (DPPJ) da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizou na tarde desta terça-feira (29) uma etapa do projeto “Juventude Sustentável”, no Parque da Cidade. A ação reuniu 55 estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Flora Calheiros em uma atividade de plantio de mudas e conscientização ambiental.

De acordo com Márcio Coimbra Filho, diretor do DPPJ, o objetivo é mostrar aos jovens a importância dos pequenos gestos em prol da sustentabilidade. “A ideia é sensibilizar esses estudantes de que mesmo uma muda plantada, um simples gesto, pode gerar um grande avanço no futuro”, afirmou.
Ele explicou que a ação teve início na Praça do Residencial Morar Melhor, onde a Prefeitura promoveu a revitalização da área com melhorias no parquinho, campo e quadra esportiva. “Levantamos a necessidade de mais áreas de sombra e levamos os mesmos alunos para realizar o plantio de cerca de 20 mudas por lá, com espécies como caju, ipê e ingá.”
O encerramento da atividade aconteceu no Parque da Cidade, com o plantio de novas mudas, totalizando aproximadamente 80 árvores plantadas nas duas etapas. As mudas foram cedidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A participação dos estudantes foi destacada como fundamental para o sucesso da iniciativa. Maria Clara da Rocha, de 17 anos, aluna do terceiro ano da Escola Flora Calheiros, compartilhou sua experiência. “Eu gostei bastante de participar. Projetos como esse, em que saímos da sala de aula convencional, como de uma aula de sociologia, nos motivam a estudar e entender melhor nosso papel como cidadãos. Sem contar que estamos contribuindo contra o desmatamento, que prejudica tanto a qualidade do nosso ar”, comentou.
A professora de sociologia Rosimeire Negreiros, que acompanhou a turma, também elogiou o projeto. “Achei uma excelente iniciativa da Prefeitura ao apresentar aos jovens a importância da preservação do meio ambiente e de trabalhar o coletivo pensando nas gerações futuras. O compromisso agora é que eles participem até mesmo do acompanhamento do crescimento dessas mudas, levando essa iniciativa para outros lugares. É muito gratificante ver ações como essa acontecendo”, destacou.

Sobre a escolha por estudantes da rede estadual, o diretor do DPPJ explicou que a rede municipal atende até a quinta série do Ensino Fundamental, enquanto a proposta era trabalhar com adolescentes do primeiro ao terceiro ano, que já conseguem refletir com mais profundidade sobre temas como cidadania e sustentabilidade.
O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
Texto: Renata Beccária
Fotos: José Carlos
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)