Início CAPITAL Centro Pop de Porto Velho realiza confraternização Pascal com as pessoas em...

Centro Pop de Porto Velho realiza confraternização Pascal com as pessoas em situação de rua

Ação reuniu mais de 70 pessoas em situação de rua

O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) Dom Moacyr Grechi, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), da Prefeitura de Porto Velho, realizou, nesta quarta-feira (30), o Encontro Pascal para seus usuários: pessoas e famílias em situação de rua.

A ação reuniu mais de 70 pessoas em situação de rua, atendidas pelo Centro Pop, além de profissionais da assistência social e colaboradores do equipamento. O ambiente foi preparado com atenção e cuidado, reforçando o espírito de pertencimento e o verdadeiro significado da Páscoa: renascimento e esperança.

No evento de Confraternização Pascal do Centro Pop foram ofertados chocolates e o almoço para todos os participantes. O evento não ofereceu apenas chocolates e refeições, mas também um momento de valorização humana e de partilha.

CENTRO POP

Evento não ofereceu também um momento de valorização humana e de partilha.

Garantir o acesso a direitos básicos de educação, saúde e cidadania às pessoas em situação de rua é o objetivo do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Dom Moacyr Grechi.

O Centro oferece o serviço de atendimento psicossocial, oficinas, encaminhamento para os serviços de emissão de documentos, saúde, garantia de segurança alimentar com a oferta de café da manhã e almoço, além de espaço para higiene pessoal, lavanderia e guarda-pertences.

A coordenadora do Centro, Maria do Socorro Leite Ferreira, analisa que por estarem em situação de rua, muitas vezes, eles não se reconhecem como detentores de direitos e se isolam da vida em sociedade cada dia mais, e o serviço do Centro, atua orientado sobre seus direitos e fortalecimento das relações familiares, com atividades de socialização e a construção de novos projetos de vida.

O Centro Pop atende pessoas que estão em situação de rua ou que a utilizam como estratégia de sobrevivência e já possui 1770 pessoas cadastradas que recebem o serviço. Diariamente são atendidas aproximadamente 150 pessoas. A rotina do local começa às 7h30 com o café da manhã e atendimento socioassistencial e finaliza às 14h.
A organização do local e as refeições são feitas por servidores com a participação dos próprios beneficiários.

Diariamente são atendidas aproximadamente 150 pessoas

Um dos desafios do Centro é motivar o retorno aos estudos, pois a escolarização é um dos fatores que dificultam a reinserção no mercado de trabalho. O Censo Rua realizado no ano de 2021 identificou que 55% dos entrevistados não completaram nem o ensino fundamental. O objetivo é ofertar mais oficinas de capacitação profissional para oportunizar que eles possam trabalhar.

DOAÇÕES
A coordenadora aproveitou a oportunidade para fazer um apelo à população. “Precisamos muito de doações de roupas, principalmente masculinas, que são as mais escassas. Quando um usuário chega e quer tomar banho, mas está sem roupas limpas, muitas vezes não conseguimos atender. Por isso, quem puder ajudar, pode entregar diretamente na sede do Centro Pop ou na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf)”

A localização do Centro Pop fica na rua Joaquim Nabuco, nº 2874, bairro São Cristóvão e a sede da Semasf fica na av. Pinheiro Machado, 1718, bairro São Cristóvão.

Texto: Adaides Batista
Fotos: Semasf/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação

Exit mobile version