Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioPOLÍTICAParlamento Amazônico se reúne em Manaus para debater futuro da Amazônia e...

Parlamento Amazônico se reúne em Manaus para debater futuro da Amazônia e COP30

Presidente Laerte Gomes conduziu os debates ambientais durante o encontro na Aleam

O presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Laerte Gomes (PSD-RO), abriu a Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados Estaduais do Parlamento Amazônico, realizada nesta sexta-feira (04), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na capital Manaus.

O encontro contou com a presença de vários deputados de Rondônia e dezenas de parlamentares de outros estados como a deputada estadual Jucélia Oliveira Freitas (Republicanos-RJ), a Tia Jú, presidente da União Nacional de Legisladores e Legislativos (Unale), Sinésio Campos (PT), vice-presidente do Parlamento Amazônico, entre outros.

Vários temas foram abordados pelos deputados que compõem a Amazônia Legal durante a sessão, entre os quais, melhorias de rodovias como a BR-274 e BR-319, problemas com questões hidrográficas, desenvolvimento sustentável e, em destaque, sobre o COP30, a 30° Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, encontro global onde são discutidas ações para combater as mudanças climáticas mundiais.

Ao abrir a sessão, o presidente do Parlamento Amazônico, deputado Laerte Gomes agradeceu a presença de todos e ao cumprimentar a presidente da Unale, deputada Tia Ju, destacou a importância da aproximação do colegiado com a Unale e reforçou a necessidade do Parlamento Amazônico e da Unale estarem juntos na COP30.

“Com certeza, o Parlamento e a Unale precisam estar presentes, serem inseridos na COP30 e para isso precisamos discutir juntos. Não se pode falar em COP30, em meio ambiente se a Amazônia não for ouvida. Não vamos permitir que se debata sobre meio ambiente, sobre sustentabilidade, sobre efeitos climáticos, sem que representantes da Amazônia Legal estejam presentes”, enfatizou Laerte Gomes.

O presidente também ressaltou que o Parlamento Amazônico, assim como todos os parlamentares que o compõem, entende da sua responsabilidade em relação a todo tema e discussão referente às questões ambientais, porém, reforçou que a prioridade é atender as necessidades dos amazônidas.

“Precisamos ouvir e atender quem de fato vive os problemas e desafios da Amazônia. E para isso, uniremos forças para representarmos quem realmente é afetado com os temas que tratam sobre toda a região amazônica”, afirmou Laerte Gomes


Texto: Juliana Martins | Jornalista
Foto: Assessoria Parlamentar

MAIS ACESSADAS