Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioPOLICIALObras viárias avançam para melhorar trânsito em Manaus

Obras viárias avançam para melhorar trânsito em Manaus

Intervenções em vias estratégicas prometem reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez do tráfego na capital


Manaus está passando por uma série de obras de intervenção viária em pontos críticos da cidade. As ações têm o objetivo de reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez do tráfego, beneficiando motoristas e usuários do transporte coletivo.

Um dos principais projetos em andamento é a ampliação da avenida Djalma Batista, no trecho entre a Universidade Paulista (Unip) e a rodoviária, uma das áreas de maior retenção de trânsito na capital. A obra, que inclui a criação de uma faixa adicional, deve ser concluída até agosto deste ano.

Na última sexta-feira, 21, as equipes avançaram nos serviços na avenida Pedro Teixeira, zona Oeste da cidade. O canteiro central da interseção com a avenida Coronel Teixeira foi removido, e o trecho recebeu aplicação de asfalto. A intervenção visa aumentar a capacidade de tráfego, especialmente no sentido bairro-Centro.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, a obra foi executada em 48 horas e durante a madrugada para evitar transtornos aos condutores. “Essa obra vai permitir a passagem de um veículo adicional, o que otimiza o fluxo no sentido bairro-Centro, trazendo mais comodidade aos motoristas”, afirmou. O vice-prefeito destacou que a intervenção faz parte de um conjunto de 21 obras em pontos estratégicos da capital.

Além disso, intervenções já realizadas em vias como a Djalma Batista, Constantino Nery, Loris Cordovil e rua da Indústria reduziram em até 23 minutos o tempo de deslocamento nos horários de pico. “Uma intervenção na avenida Max Teixeira com a rua São Judas Tadeu começou na última sexta-feira, 21, em um ponto onde os congestionamentos podem chegar a 50 minutos nos horários de maior movimento. A previsão é concluir a obra em sete dias”, informou Renato Junior.

Outro projeto em andamento é o alargamento do acesso entre a avenida Coronel Teixeira e a avenida Pedro Teixeira, que deve ampliar a capacidade da via. Segundo o vice-prefeito, as obras contam com o apoio do IMMU para os ajustes semafóricos e a nova sinalização.

Mais mudanças

Entre as próximas intervenções previstas, está a ampliação da avenida Mário Ypiranga Monteiro, também no trecho entre a Unip e a rodoviária. A obra inclui a demolição de imóveis para a criação de uma faixa adicional e deve começar até agosto de 2025.

Ainda neste domingo, 23, um novo semáforo entrou em operação na avenida Umberto Calderaro Filho, no cruzamento com a avenida Belo Horizonte. O equipamento foi instalado para melhorar o fluxo de veículos e aumentar a segurança em um ponto onde já foram registrados diversos acidentes.

Além das intervenções em grandes corredores viários, também estão em andamento obras de revitalização em vias como a rua São Judas Tadeu, na zona Norte, e no complexo viário Rei Pelé, na zona Leste. As ações integram um conjunto de medidas para reduzir os congestionamentos e promover maior segurança e mobilidade urbana na cidade.

Portal SGC

MAIS ACESSADAS