Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioCIDADESPREFEITO APOSTA NA RADICALIZAÇÃOPOLÍTICA DE PIMENTA BUENO.

PREFEITO APOSTA NA RADICALIZAÇÃOPOLÍTICA DE PIMENTA BUENO.

Contando os dias para o fim do mandato, Arismar Araújo usa as redes sociais
para atacar vereadores e instigar assessores e seguidores a tumultuarem
votação de projetos de lei contrários aos seus interesses.

O radicalismo político vem assumindo dimensões cada vez mais preocupantes
no outrora pacato município de Pimenta Bueno. O último episódio aconteceu na
noite da segunda-feira, 09 de dezembro de 2024, quando o prefeito Arismar
Araújo, em fim de mandato, instigou apoiadores e assessores a ocuparem o
plenário da Câmara Municipal durante a votação de diversos projetos de lei
contrários aos seus interesses.
Conhecido como “Delegado Araújo”, o prefeito vem realizando sucessivos
ataques nas redes sociais contra os vereadores, principalmente depois que o
Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia passaram a
questionar diversas decisões tomadas por Araújo em sua administração
municipal.
Em um de seus vídeos, o prefeito conclama os seguidores a superlotar as
dependências da Câmara, a fim de pressionar os vereadores durante as votações
que ocorriam no plenário da Casa de Leis. Reunidos na entrada no prédio, sob
os olhares desconfiados dos policiais militares que faziam a segurança do local,
simpatizantes do prefeito exigiam aos gritos que as portas da Casa fossem
abertas, enquanto dezenas de cidadãos já ocupavam todas as cadeiras destinadas
ao público interno.
O clima de tensão gerado pelo prefeito levou o presidente da Câmara, vereador
Sóstenes da Silva Mendes, a citar por duas vezes o artigo 234 do Regimento
Interno da Casa, que estabelece condições para os cidadãos comuns
acompanharem as sessões ordinárias. Em vários momentos, Sóstenes
aconselhou os mais exaltados a serem prudentes, sob pena de responderem
judicialmente por seus atos.

O vereador ressaltou pontos do regimento que determina, por exemplo, que
todas as pessoas não portem armas, conservem-se em silêncio durante os
trabalhos, mantendo uma atitude de respeito, não interpelando os vereadores e
atendendo a todas as determinações da presidência. Mas em muitos momentos
suas recomendações foram ignoradas, causando diversas interrupções na sessão,
que acabou sendo prolongada por mais de duas horas e meia.
Falta de diálogo
Por falta de diálogo com o poder legislativo local, o prefeito perdeu o apoio da
maioria dos vereadores e vem sofrendo sucessivas derrotas em projetos que
buscam garantir sua forte influência na gestão da prefeita eleita. Os vereadores
identificaram que o projeto do futuro ex-prefeito era ocupar o cargo de
Procurador Geral da Prefeitura, além do gordo salário, o ex-prefeito continuaria
dando a última palavra nas decisões da administração municipal, como se fosse
o prefeito, usurpando a função da prefeita eleita.

PROCURADOR-GERAL
Convidados a participarem dos trabalhos, representantes da Procuradoria-Geral
de Justiça do Estado agradeceram publicamente os vereadores pela aprovação
do projeto que garante independência e pleno direito aos procuradores
concursados do município, conforme entendimento expresso do Supremo
Tribunal Federal.
Atualmente, o município conta com cinco procuradores concursados, um
número que foi destacado durante os debates que convergiram para a aprovação
da regulamentação que determina que o cargo de Procurador-Geral do
Município seja ocupado exclusivamente por um servidor de carreira, conforme
determina o STF.
“O compromisso desses vereadores será lembrado ao longo da história do
município pela coragem de enfrentar as pressões contrárias a este importante

projeto de lei”, discursou o presidente da Associação dos Procuradores
Municipais de Justiça do Estado de Rondônia (ASPROM), Cléberson Justino.
“Os gestores passam a cada quatro anos, mas a Procuradoria é perene. Por isso é
importante que o procurador esteja alinhado com as políticas públicas do
município, sem medo de ser exonerado e sem qualquer forma de pressão
externa. A Procuradoria é a primeira trincheira da legalidade e tudo começa por
aqui”, explicou Justino, que estava acompanhado de representantes da
Associação dos Procuradores do Estado de Rondônia (APER) e da Associação
Nacional de Procuradores Municipais (ANPM).
Tumulto
Apesar de toda a pressão orquestrada pelo chefe do Executivo, dentro da
Câmara a sessão transcorria democraticamente. Enquanto isso, do lado de fora o
prefeito Arismar Araújo continuava gravando vídeos com palavras de ordem e
incitando os assessores e cidadãos comuns a protestar, incluindo pessoas idosas
e algumas mulheres com crianças de colo em meio à chuva, como forma de
pressionar os vereadores.
Mais tarde, sem alcançar seu intento, Araújo decidiu entrar sozinho na Casa de
Leis, mas não foi autorizado a discursar, sendo obrigado a manter-se em
silêncio ao longo de toda a sessão.

Sandro André
Jornalista

MAIS ACESSADAS