Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioPOLÍTICAGestor do Portal da Transparência da ALE promove reunião com servidores para...

Gestor do Portal da Transparência da ALE promove reunião com servidores para divulgar os resultados que renderam o Selo Diamante de Transparência à Alero

“A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia é hoje a única casa legislativa da Região Norte com certificação Diamante em sua transparência”.

O Secretário de Planejamento e Orçamento, Juscelino Vieira, promoveu na manhã desta quarta-feira, 11 de dezembro de 2024, às 10:00 no Plenarinho 2, a 2ª reunião ordinária sobre o Portal Transparência, onde abordou todos os temas que levaram ao resultado inédito do ano de 2024, em que a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia foi agraciada com o selo Diamante pelo Programa Nacional de Transparência Pública oriunda da ATRICON – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Na reunião, que foi realizada com servidores de todos os departamentos da Alero, foram apresentados a avaliação dos resultados em que levaram a certificação do Portal da Transparência da ALE, ao resultado da Qualidade em Transparência Diamante, com 95,02% de aproveitamento e clareza das informações.

Ao apresentar os dados, a Analista Legislativo, Patricia Flores, enalteceu o trabalho árduo de todos os servidores da casa de leis, e dos chefes de departamentos que juntos conseguiram, durante o ano de 2024, apresentar de forma constante, sistemática e concatenada todas as informações e formulários do Portal da Transparência da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.

“A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia é hoje a única casa legislativa da Região Norte com certificação Diamante em sua transparência. E, se comparada à todas as Assembleias Legislativas do País, estamos em 5º lugar no quesito transparência. Isso se dá ao nosso engajamento e comprometimento de todos.”



O Secretário de Planejamento e Orçamento, Juscelino Vieira, afirmou ainda: “São esses resultados que acabam nos dando orgulho do trabalho que estamos desempenhando aqui. E também é esse resultado que de certa forma dá base, como forma de agradecimento, ao nosso abono salarial, muito embora não seja requisito para tal.”

A cerimônia oficial ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado-TCE, em 06 de dezembro de 2024, em que a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu o Selo Diamante conferido pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A premiação foi um reconhecimento ao engajamento da instituição em oferecer aos cidadãos rondonienses informações claras, acessíveis e atualizadas sobre suas atividades e processos, o Poder Legislativo foi representado pelo secretário-geral Arildo Lopes.

Em 2022, a Alero já havia alcançado um índice positivo de 83,27%, conquistando o selo Prata. No ano seguinte, em 2023, a Casa de Leis registrou uma grande evolução, alcançando 93,78%, o que lhe garantiu a classificação Ouro. Contudo, o grande salto ocorreu em 2024, quando a Alero obteve o índice de 95,02%, alcançando o nível máximo de transparência, o Selo Diamante. 

O Programa Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa nacional para incentivar a transparência ativa nos portais públicos de órgãos de todas as esferas de governo.

São avaliados critérios baseados em normas como a Lei de Acesso à Informação e a Lei de Responsabilidade Fiscal, reconhecendo as instituições que atingem altos níveis de transparência.

Na edição de 2024, foram avaliados 7.370 portais de órgãos públicos em todo o Brasil, resultando em um aumento de 10% no índice nacional de transparência, alcançando 63,94%.

A Alero obteve a pontuação em Rondônia: 95,02%. O índice geral no Estado foi de 75%. Do total de 110 portais avaliados no estado.


Texto: Muryllo Ferri Bastos | Assessoria Parlamentar
Foto: Secom | ALE/RO

MAIS ACESSADAS