Quarta-feira, Junho 24, 2026
spot_img
spot_img
spot_img

Calendário da Copa do Mundo 2026

Ver todos os jogos
Carregando jogos...
InícioPOLÍTICADeputada Cláudia de Jesus destaca trabalhos da comissão de saúde

Deputada Cláudia de Jesus destaca trabalhos da comissão de saúde

Parlamentares fizeram avaliação das atividades desenvolvidas em 2023 e 2024


A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social (CSPAS) da Assembleia Legislativa de Rondônia encerrou o biênio 2023-2024 com conquistas significativas e novos desafios pela frente. Entre os principais debates feitos, estão a regionalização do sistema de saúde, o andamento de obras de hospitais em diversas regiões do estado, defesa de maior transparência no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorias nas consultas, exames e cirurgias dos pacientes.

“Nosso trabalho foi pautado na construção de soluções para aproximar os serviços de saúde da população, garantindo acesso a consultas, exames e cirurgias nas cidades de origem, sem a necessidade de deslocamentos longos e desgastantes”, afirmou a deputada Cláudia de Jesus, que é presidente da Comissão. A última reunião desta legislatura ocorreu de maneira extraordinária nesta quarta-feira (11). Os deputados Alan Queiroz e Rosângela Donadon participaram. 

OS ANDAMENTOS

A descentralização do atendimento de saúde foi uma das prioridades da Comissão, com ações voltadas para que as pessoas possam ser atendidas em suas próprias regiões. A construção de hospitais regionais em Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena, além do hospital municipal de Porto Velho, visa reduzir a sobrecarga nos grandes centros e garantir um sistema de saúde mais equitativo. Essas medidas, somadas ao andamento das obras do hospital de Guajará-Mirim, são fundamentais para oferecer serviços mais acessíveis e humanizados, fortalecendo a estrutura local de saúde.

Além disso, a Comissão realizou audiências públicas em várias cidades, fortalecendo o diálogo com sindicatos, movimentos sociais e a população. Foram debatidos temas como o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos trabalhadores da saúde, outras categorias profissionais, e a transparência no SUS, incluindo a cobrança pela publicação das filas de regulação.

OUTRA COMISSÃO

Para 2025, a deputada assumirá a presidência da Comissão de Agropecuária e Política Rural, onde pretende expandir as políticas de incentivo à agricultura familiar e atender outras demandas sociais. Segundo Cláudia, o compromisso é continuar trabalhando por melhorias concretas para Rondônia: “Saímos deste período com a certeza de que avançamos, mas com a consciência de que ainda há muito a ser feito. Continuaremos lutando por uma saúde mais justa e eficiente para todos.” Para o próximo ano, a parlamentar dará continuidade ao trabalho na Comissão de Saúde, assumindo o cargo de vice-presidente.

O gabinete da deputada permanece à disposição da população para ouvir demandas e buscar soluções conjuntas, reafirmando o compromisso com a transparência e o diálogo.


Texto: Cristiane Abreu | Assessoria parlamentar
Foto: Assessoria parlamentar

MAIS ACESSADAS